Hoje, os sistemas de inteligência artificial (IA) fazem parte do nosso dia a dia. À medida que continuam a evoluir e o uso de dados aumenta, é muito importante desenvolver uma melhor compreensão de seu impacto no mundo ao nosso redor, inclusive na educação e no treinamento.
A IA tem um grande potencial para transformar a educação e o treinamento de alunos, professores e funcionários das escolas. Poderia, por exemplo, ajudar a reduzir o abandono escolar precoce, compensar as dificuldades de aprendizagem e apoiar os professores com uma aprendizagem diferenciada ou individualizada através de aplicações de aprendizagem de línguas, geradores de conversão de texto em voz, mentores de IA para alunos e muito mais.
À medida que isso acontece, há uma necessidade crescente de pesquisadores, educadores e alunos terem uma compreensão básica da IA e do uso de dados para poder se envolver de forma positiva, crítica e ética com essa tecnologia e explorar todo o seu potencial.
Para ajudar professores e educadores a entender o potencial que as aplicações de IA e uso de dados podem ter na educação e aumentar a consciencialização sobre os possíveis riscos, a Comissão Europeia desenvolveu diretrizes éticas sobre o uso de IA e dados no ensino e aprendizagem.
As diretrizes fornecem suporte prático e orientação principalmente para professores primários e secundários com alguma ou nenhuma experiência anterior no uso de IA. Usando exemplos concretos, as diretrizes procuram
- explicar como a IA é usada nas escolas
- ajudar professores e alunos com seu ensino e aprendizagem
- sistemas de apoio e processos administrativos em ambientes educacionais
- apresentar as considerações e requisitos éticos que sustentam as diretrizes
Mais informações sobre as diretrizes podem ser encontradas na ficha técnica, infográfico e no pequeno vídeo explicativo abaixo.
As orientações éticas sobre IA e uso de dados no ensino e aprendizagem são projetadas para ajudar os educadores a entender o potencial que as aplicações de IA e uso de dados podem ter na educação e aumentar a consciencialização sobre os possíveis riscos para que possam envolver-se de forma positiva, crítica e ética com sistemas de IA e explorar todo o seu potencial.
Sem comentários:
Enviar um comentário