domingo, 2 de abril de 2023

IBBY 2023 | Sou um livro, lê-me

 























O IBBY internacional (International Board on Books for Young People) convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. O tema escolhido para 2023 foi "Eu sou um livro, lê-me".

Este ano, a responsabilidade coube à Grécia. O texto é da autoria de Vagelis Iliopoulus e o cartaz de Photini Stephanidi.



Sou um livro, lê-me.

Eu sou um livro.
Tu és um livro.
Somos todos livros.

A minha alma é a história que conto.
Cada livro conta a sua própria história.

Podemos parecer bem diferentes –
alguns grandes, outros pequenos,
alguns coloridos, outros a preto e branco,
alguns com poucas páginas, outros com muitas.

Podemos dizer coisas semelhantes ou completamente diferentes,
mas essa é a nossa beleza.
Seria chato ser tudo igual.

Cada um de nós é único.
E cada um de nós tem o direito de ser respeitado,
de ser lido sem preconceito,
de ter espaço na tua biblioteca.

Tu podes ter opiniões sobre mim.
Tu podes optar por questionar ou comentar o que leste.
Tu podes colocar-me de volta na biblioteca
ou segurar-me perto e viajar comigo por um longo caminho.

Mas nunca deixes alguém deitar-me fora
ou mandar-me para outra estante.
Nunca peças a minha destruição, nem permitas que alguém o faça.

E se um livro vier de outra estante,
porque alguém ou algo o afastou,
criar espaço.
Cabe ao teu lado.

Tenta sentir como se sente.
Compreende-o. Protege-o.
Tu podes estar no seu lugar amanhã.

Porque tu também és um livro.
Todos nós somos livros.

Vamos, diz alto para que todos possam ouvi-lo.
"Sou um livro, lê-me."

Vagelis Iliopoulus


Sem comentários: