O que é a América?
Numa viagem pelo país que (ainda) é visto como o centro do mundo, Isabel Lucas, jornalista e crítica literária, sonda a condição americana, os seus mitos, paradoxos, medos e fragilidades, mas também a sua grandeza e capacidade de reinvenção. Partindo dos livros, esta é também uma viagem pelas ruas da América, pelas suas gentes, pelas vozes anónimas e os mitos, entre eles, o tal sonho fundador.
Afinal, o que é o sonho americano? Será o sonho de um país ou o sonho de um mundo inteiro?
Durante um ano, o produto das suas reportagens foi sendo publicado no Jornal Público e, posteriormente, foi publicado sob a forma de livro: Viagem ao Sonho Americano.
“De Manhattan a New Bedford - o percurso feito por Ismael no início do livro de Melville – são 335 quilómetros. De carro, sem transito, percorrem-se em menos de quatros horas, seguindo pela I-95, estrada sempre junto à costa, que ganha um encanto especial no Outono, com a exuberante paleta de cores das copas das árvores, entre o vermelho e o castanho, num contraste com o azul do oceano, das baías e dos lagos e lagoas por onde passa, cruzando os estados de Nova Iorque, Connectticut e Rhode Island até chegar ao Masschusetts.“
Na conversa com Manuel da Costa Pinto, a jornalista e crítica literária portuguesa Isabel Lucas fala sobre o livro “Viagem ao Sonho Americano”. A autora fala sobre seu processo de escolher 16 romances norte-americanos como ponto de partida para elaborar doze reportagens ao longo de uma viagem de um ano pelos Estados Unidos.
Saber +
Sem comentários:
Enviar um comentário