sábado, 18 de julho de 2020

Ensinar e aprender no tempo do (pós)confinamento




O que aprendemos entre março e junho de 2020?







Download





Nota de apresentação 

Em meados de junho de 2020, enviamos para cerca de 25 autores o seguinte desafio: 

Na sequência do livro que editamos em maio de 2020 – Ensinar e Aprender em Tempo de COVID – 19: entre o caos e a redenção, queremos agora reunir um conjunto de textos que reflitam sobre as peripécias deste tempo de ensino e aprendizagem online e a distância, identifiquem pontos críticos e pontos eventualmente positivos que devam ser considerados na organização do ano letivo de 2020-21 e perspetivem como deverá ser a vida das escolas, dos professores, dos alunos e das famílias no próximo ano letivo. 

A partir desta referência genérica, recolhemos mais de duas dezenas de textos que nos dão conta das visões, vivências, perceções, alegrias, tristezas e das expetativas organizacionais e pedagógicas para o próximo ano letivo. 

E aqui está o resultado. São textos implicados e comprometidos. Gerados à flor da pele e expressando um pulsar dolorido sobre o presente e o futuro da escola que não pode deixar de ser presencial. Uma escola outra, diferente da que formos obrigados compulsivamente a seguir entre março e junho de 2020. 

Aqui encontraremos, certamente, motivos de inspiração para também criarmos o futuro próximo. Para sermos autores de vida e de esperança. Pois rejeitamos a condição de simples operários que executam o que nos mandam. Este livro é a prova desta possibilidade. Um obrigado a todos os que o tornaram possível. 

José Matias Alves 
Ilídia Cabral




Sem comentários: