O que aprendemos entre março e junho de 2020?
Download |
Nota de apresentação
Em meados de junho de 2020, enviamos para cerca de 25 autores o seguinte desafio:
Na sequência do livro que editamos em maio de 2020 – Ensinar e Aprender em Tempo de COVID – 19: entre o caos e a redenção, queremos agora reunir um conjunto de textos que reflitam sobre as peripécias deste tempo de ensino e aprendizagem online e a distância, identifiquem pontos críticos e pontos eventualmente positivos que devam ser considerados na organização do ano letivo de 2020-21 e perspetivem como deverá ser a vida das escolas, dos professores, dos alunos e das famílias no próximo ano letivo.
A partir desta referência genérica, recolhemos mais de duas dezenas de textos que nos dão conta das visões, vivências, perceções, alegrias, tristezas e das expetativas organizacionais e pedagógicas para o próximo ano letivo.
E aqui está o resultado. São textos implicados e comprometidos. Gerados à flor da pele e expressando um pulsar dolorido sobre o presente e o futuro da escola que não pode deixar de ser presencial. Uma escola outra, diferente da que formos obrigados compulsivamente a seguir entre março e junho de 2020.
Aqui encontraremos, certamente, motivos de inspiração para também criarmos o futuro próximo. Para sermos autores de vida e de esperança. Pois rejeitamos a condição de simples operários que executam o que nos mandam. Este livro é a prova desta possibilidade. Um obrigado a todos os que o tornaram possível.
José Matias Alves
Ilídia Cabral
Sem comentários:
Enviar um comentário