domingo, 9 de setembro de 2018

Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável : Objetivos de aprendizagem




 https://drive.google.com/open?id=1ZmzBoF8x_Tlxvm7pt1kmns9J-xVEUpx4

Título: Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem
Título original: Education for Sustainable Development Goals: learning objectives. 

Data de publicação: 2017 
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Download





"A UNESCO vem promovendo a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) desde 1992. Ela liderou a Década das Nações Unidas para a EDS 2005-2014 e agora está à frente da sua continuação, o Programa de Ação Global (Global Action Programme – GAP) para a EDS. 

O impulso para a EDS nunca foi tão forte. Questões globais – como a mudança climática – exigem uma mudança urgente no nosso estilo de vida e uma transformação do nosso modo de pensar e agir. Para alcançar essa mudança, precisamos de novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis. 

Os sistemas de educação devem responder a essa necessidade premente, definindo objetivos e conteúdos de aprendizagem relevantes, introduzindo pedagogias que empoderem os educandos, e instando suas instituições a incluir princípios de sustentabilidade em suas estruturas de gestão

A nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reflete claramente essa visão da importância de uma resposta educacional adequada. A educação é explicitamente formulada como um objetivo independente – o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Numerosas metas e indicadores relacionados com a educação também estão contemplados nos outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A educação é tanto um objetivo em si mesmo como um meio para atingir todos os outros ODS. Não é apenas uma parte integrante do desenvolvimento sustentável, mas também um fator fundamental para a sua consecução. É por isso que a educação representa uma estratégia essencial na busca pela concretização dos ODS

O objetivo desta publicação é ser um guia para profissionais da educação sobre o uso da EDS na aprendizagem para os ODS e, consequentemente, contribuir para a realização dos ODS. O guia identifica objetivos de aprendizagem indicativos e sugere temas e atividades de aprendizagem para cada ODS. Ele também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais. 

O guia não pretende ser prescritivo de qualquer forma, mas sim oferecer orientações e sugestões que os os educadores podem selecionar e adaptar para que se encaixem em contextos de aprendizagem concretos. 

Estou confiante de que este guia ajudará a desenvolver competências de sustentabilidade para todos os educandos e a capacitar a todos para que contribuam para a consecução da nossa agenda global ambiciosa e crucial."

Prefácio in Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem, por Prof. Dr. Qian Tang Diretor-geral assistente para Educação (UNESCO)


Sem comentários: