sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Dia Internacional da Literacia










A 8 de setembro de 2018, o Dia Internacional da Literacia / DIL será celebrado em todo o mundo com o tema 'Literacia e desenvolvimento de competências'. Apesar dos progressos realizados, os desafios da literacia persistem e, ao mesmo tempo, as demandas por competências exigidas para o trabalho evoluem rapidamente. 

Este ano, o DIL explora e destaca abordagens integradas que, simultaneamente, podem apoiar o desenvolvimento de literacia e de competências, para melhorar a vida e o trabalho das pessoas, e contribuir para sociedades equitativas e sustentáveis.


➺➺➺➺➺➺➺➺➺➺➺


Mensagem da Diretora-Geral por ocasião do Dia Internacional da Literacia, Audrey Azoulay



“Aprender a ler, é ser livre”, escreveu Frederick Douglass no século XIX, um escravo negro americano emancipado, defensor da causa abolicionista e autor de vários livros. Este apelo à emancipação através da leitura e, de um modo mais geral, ao domínio das competências básicas - literacia e numeracia - tem um alcance universal. 
A literacia é o primeiro passo para a liberdade, para a libertação das restrições sociais e económicas. É o pré-requisito para o desenvolvimento, individual e coletivo. Reduz a pobreza e a desigualdade, cria riqueza e ajuda a erradicar problemas de nutrição e saúde pública. 
Desde os tempos de Frederick Douglass, e particularmente nas últimas décadas, um progresso considerável foi alcançado em todas as regiões do mundo, e milhões de homens e mulheres foram retirados da ignorância e dependência através de um amplo movimento de alfabetização e da democratização dos direitos humanos, do acesso à educação. No entanto, a perspetiva de um mundo em que cada indivíduo tenha conhecimento fundamental permanece um ideal.
Hoje, em todo o mundo, mais de 260 milhões de crianças e adolescentes não estão matriculados na escola; seis em cada dez crianças e adolescentes - cerca de 617 milhões - não adquirem as habilidades mínimas em letramento e numeramento; 750 milhões de jovens e adultos ainda não sabem ler nem escrever - e entre eles, dois terços são mulheres. Essas deficiências seriamente debilitantes levam a uma exclusão de facto da sociedade e perpetuam uma espiral de desigualdades sociais e desigualdades de género. 
Um novo desafio está a ser adicionado a isto: um mundo em fluxo, onde o ritmo da inovação tecnológica está a acelerar continuamente. Para se encontrar um lugar na sociedade, conseguir um emprego e responder aos desafios sociais, económicos e ambientais, as competências tradicionais de literacia e numeracia não são mais suficientes; novas competências, inclusive em tecnologia da informação e comunicação, estão a tornar-se cada vez mais necessárias. 
Preparar jovens e adultos para empregos, a maioria dos quais ainda não foram inventados, é um desafio. O acesso à aprendizagem ao longo da vida, aproveitando as vias entre diferentes formas de formação e beneficiando de maiores oportunidades de mobilidade tornou-se assim indispensável. 
O tema do Dia Internacional deste ano, "Literacia e desenvolvimento de competências", enfoca essa abordagem em evolução para a educação. A UNESCO está ativamente empenhada na redefinição de políticas de literacia e incentiva práticas educacionais inovadoras. Também apoia várias formas de cooperação entre os setores público e privado, uma vez que somente uma compreensão abrangente da causa educacional pode permitir uma resposta adequada às necessidades de um mundo que parece se reinventar a cada dia.
Neste Dia Internacional, convoco todas as partes interessadas no mundo da educação e, além disso, porque é uma causa que preocupa a todos nós, a mobilizar-se para que o ideal de uma sociedade global totalmente alfabetizada se torne mais uma realidade."






O Dia Internacional da literacia é uma oportunidade para os governos, a sociedade civil e as partes interessadas destacarem as melhorias nas taxas de literacia no mundo e refletir sobre os desafios que a mesma coloca. A questão da literacia é uma componente chave dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável .

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, adotados pelos líderes mundiais em setembro de 2015, promovem, como parte de sua agenda, o acesso universal à educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida das pessoas. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 tem como um dos seus objetivos assegurar que todos os jovens alcancem a literacia e a numeracia e que os adultos que não possuem essas competências tenham a oportunidade de as adquirir.

Apesar dos progressos realizados, os desafios da literacia persistem. O tema deste ano explora abordagens integradas e concentra-se nas habilidades e competências requeridas para emprego, carreira e meios de subsistência, particularmente habilidades técnicas e vocacionais, além de habilidades transferíveis e habilidades digitais.


Sem comentários: