sábado, 29 de setembro de 2018

Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa



"A versão impressa do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa foi apresentada há dois anos (12 de outubro de 2016), na Faculdade de Letras de Coimbra.
O Dicionário resulta do projeto “Figuras da Ficção” e está concebido como uma obra em desenvolvimento, articulada sobre quatro linhas estruturantes:
→ A personagem, como categoria narrativa com grande potencial semântico e diversificada elaboração, em várias épocas e géneros narrativos;
→ A literatura portuguesa, enquanto campo literário que corresponde ao que é usual designar como literatura nacional;
→ A história literária, entendida como processo que envolve transformações que incidem sobre a personagem;
→ Os estudos narrativos, como campo teórico enriquecido por extensões que conduzem a narrativas não literárias e não verbais (cinema, jornalismo, televisão, banda desenhada, videogames, etc.)."

Posteriormente, foi criada a versão eletrónica disponibilizada em website próprio.




Carlos Reis, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, demonstra o funcionamento do DICIONÁRIO DE PERSONAGENS DA FICÇÃO PORTUGUESA, obra digital por si coordenada, nascida do projeto "Figuras da Ficção".



 http://dp.uc.pt/apresentacao/dicionario-de-personagens-da-ficcao-portuguesa

Faça duplo clique para aceder ao Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa em versão eletrónica.




A ficção portuguesa é, neste contexto, a ficção narrativa e sobretudo a ficção narrativa literária, ou seja, o romance, a novela e o conto. Ficam, assim, fora do âmbito do Dicionário as personagens dramáticas propriamente ditas, mas considera-se pertinente incluir no corpus personagens de épocas e de géneros anteriores ao romantismo (renascimento, barroco, neoclassicismo, etc.; epopeia, novela de cavalaria, novela pastoril, etc.).

Não se exclui a possibilidade de, noutro momento, se conferir ao título do Dicionário um conteúdo mais alargado, visando outras literaturas de língua portuguesa (p. ex.; Dicionário de Personagens das Literaturas de Língua Portuguesa) .

Este é, por conseguinte, um projeto em desenvolvimento.


Sem comentários: