domingo, 18 de fevereiro de 2018

Faça lá um poema


Concurso









Convite aos alunos


O Plano Nacional de Leitura, PNL 2027, e a Fundação Centro Cultural de Belém, CCB, que todos os anos e com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, celebram o Dia Mundial da Poesia, vêm convidar-te a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá entre fevereiro e março de 2018.
Se quiseres participar, podes fazê-lo com inteira autonomia e independência ou, se achares melhor, podes pedir apoio e enquadramento na escola que frequentares, a quem vamos dar informação sobre o Concurso ‘Faça lá um Poema’ e que, certamente, vai ser nossa cúmplice neste propósito e vontade de tornar visíveis as palavras que te ocupam os dias e a tua verdade particular, a tua arte.

Este concurso, de que terás ouvido falar anteriormente, é dirigido a concorrentes que sejam alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todas as escolas públicas e privadas do continente e ilhas. Ou seja, a ti, que gostas de ler e de escrever e que também gostas de dizer os teus textos em voz alta ou gostas de os ouvir lidos por outras pessoas.

Vamos pedir a colaboração de um júri para ler os teus textos e os dos outros concorrentes, que os vai ordenar de acordo com critérios como a criatividade, a adequação morfológica e sintática, a riqueza do conteúdo, o estilo, a originalidade do tema.

Tal como em edições anteriores, a apresentação pública dos poemas seleccionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA que se celebra a 21 de março de 2018. Aí podes ler o teu texto, dividindo com outros o brilho e o significado das tuas palavras.

Neste dia vai evocar - se a escritora açoriana Natália Correia. Se assim entenderes, encontras nela um bom pretexto temático, a sua escrita é rica e diversa e quem sabe com ela encontras a inspiração de que precises.

Continua a ler esta Defesa do Poeta, de que fica aqui a primeira quadra, e talvez encontres uma cúmplice perfeita para a tua sensibilidade:

Senhores jurados sou um poeta
um multipétalo uivo um defeito
e ando com uma camisa de vento
ao contrário do esqueleto

Sou um vestíbulo do impossível um lápis
de armazenado espanto e por fim
cespero viver dentro de mim
(...)

[‘Poesia Completa’, Natália Correia]


Os poemas a concurso devem ser enviados para o PNL2027, em formulário próprio do Sistema de Informação do PNL2027 (SIPNL) onde constam os elementos de identificação dos concorrentes, até ao dia 26 de fevereiro de 2018.

Para acederes ao formulário disponibilizado no Sistema de Informação do PNL2027, contacta a professora coordenadora da BE.




Sem comentários: