quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dia mundial da língua materna



21 de fevereiro


Tema de 2018: Diversidade linguística e multilinguismo - predras-chave da sustentabilidade e da paz



 http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002614/261472e.pdf
Clicar na imagem para aceder ao documento


As línguas, com suas implicações complexas para identidade, comunicação, integração social, educação e desenvolvimento, são de importância estratégica para as pessoas e para o planeta. No entanto, devido aos processos de globalização, estão cada vez mais ameaçadas ou desaparecem por completo. Quando as línguas se desvanecem, o mesmo acontece com a rica tapeçaria mundial da diversidade cultural. Oportunidades, tradições, memória, modos únicos de pensamento e expressão - recursos valiosos para garantir um futuro melhor - também são perdidos. Pelo menos 43% das 6000 línguas estimadas faladas no mundo estão em perigo. Somente algumas centenas de línguas realmente receberam um lugar nos sistemas educacionais e no domínio público, e menos de uma centena são usadas no mundo digital.

O Dia Internacional da Língua Materna foi observado todos os anos desde fevereiro de 2000 para promover a diversidade linguística e cultural e o multilinguismo. As línguas são os instrumentos mais poderosos para preservar e desenvolver o nosso património tangível e intangível. Todos os movimentos para promover a divulgação das línguas maternas servirão não só para incentivar a diversidade linguística e a educação multilingue, mas também para desenvolver uma maior consciência das tradições linguísticas e culturais em todo o mundo e para inspirar solidariedade baseada na compreensão, tolerância e diálogo.

Para promover o desenvolvimento sustentável, os alunos devem ter acesso à educação na língua materna e em outras línguas. É através do domínio da primeira língua ou língua materna que as habilidades básicas de leitura, escrita e numeracia são adquiridas. As línguas locais, especialmente as minorias e os indígenas, transmitem culturas, valores e conhecimentos tradicionais, desempenhando assim um papel importante na promoção de futuros sustentáveis.

O Dia Internacional da Língua Materna também apóia o objetivo 6 do Objetivo 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) : "Garantir que todos os jovens e uma proporção substancial de adultos, homens e mulheres, obtenham alfabetização e aritmética".


Sem comentários: