terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Dia mundial da rádio | Mensagens








Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Rádio


Em 2018, a UNESCO dedica o Dia Mundial da Rádio ao tema “Rádio e Desportos”. 

A rádio é um poderoso meio para transmitir o entusiasmo dos eventos desportivos. É também um meio de transmitir os valores do jogo limpo, do trabalho em equipa e da equidade no desporto. 

A rádio pode ajudar a combater o racismo e os estereótipos xenófobos que são, infelizmente, expressos dentro e fora do campo. Ele permite a transmissão de uma enorme variedade de desportos tradicionais, muito além das equipas de elite. Permite ainda a oportunidade de estimular a diversidade como uma força de diálogo e tolerância. 

A luta pela igualdade de género é central nesse esforço. De acordo com o relatório do Projeto Global de Monitorização dos Media, apoiado pela UNESCO, apenas 4% do conteúdo desportivo nos media são dedicados aos desportos com participação feminina. Apenas 12% das notícias desportivas são apresentadas por mulheres. A UNESCO está a trabalhar para promover a cobertura dos desportos com a participação das mulheres, combater a discriminação de género nas ondas de rádio e promover oportunidades iguais nos media desportivos. A tarefa é imensa. 

No Dia Mundial da Rádio, vamos mobilizar-nos para fazer da rádio um meio de comunicação cada vez mais independente e plural. Vamos unir-nos para celebrar o potencial das radios direcionadas para o desporto na promoção do desenvolvimento e da paz.


Sem comentários: