quarta-feira, 5 de abril de 2017

Dia internacional do desporto para o desenvolvimento e a paz








"Sport is a way to include everyone."- Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO


O PODER DO DESPORTO 

"Este Dia Internacional é uma oportunidade para levantar a bandeira do poder do desporto para o desenvolvimento e a paz.

O desporto é uma paixão partilhada por mulheres e homens em todo o mundo. É uma força para o bem-estar físico e o empoderamento social. É um motor para a igualdade, especialmente a igualdade de género, para incluir todos, especialmente os mais desfavorecidos. Não existe uma plataforma mais poderosa do que o desporto para alimentar os valores que todos partilhamos - solidariedade, responsabilidade, respeito, honestidade, trabalho de equipa, motivação para a igualdade e a auto-estima ... O desporto é uma forma de incluir todos, incluindo refugiados e migrantes, de combater estereótipos, fortalecer os fundamentos para a paz em sociedades saudáveis.

À medida que o mundo avança na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, devemos fazer tudo para apoiar o desporto e não deixar ninguém para trás. Este é o espírito que impulsiona a Carta Internacional da UNESCO para a Educação Física, a Actividade Física e o Desporto a assegurar o respeito pelo direito fundamental ao desporto para cada mulher e homem sem discriminação. Este mesmo espírito inspira o trabalho de voluntários em todo o mundo, dedicado ao apoio ao desporto para o desenvolvimento e a paz, cujo trabalho elogiamos hoje.

A inatividade física é responsável por um número estimado de 3,2 milhões de mortes por ano. É por isso que a UNESCO uniu forças com a Organização Mundial da Saúde para combater estilos de vida sedentários, começando pela educação física de qualidade inclusiva e equitativa na escola. Isso exige novos compromissos e recursos de todos os atores - para assegurar políticas públicas, especialmente nas áreas de saúde, educação, planeamento urbano, infra-estruturas e transportes, e trabalhar com o setor privado no sentido de desenvolver legislação, regulamentos e planos nacionais de desporto.

Este é o objetivo da 6ª Conferência de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e Desporto (MINEPS VI), organizada pela UNESCO, em parceria com a Federação Russa, em Kazan, de 13 a 15 de julho de 2017.

Devemos catalisar a ação real para onde é necessária. Todos nós devemos dar o nosso contributo para que o desporto para todos seja uma realidade - isso nunca foi tão vital."


Ler mensagem completa de Irina Bokova AQUI.




Sem comentários: