sábado, 22 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. 







Este ano, o foco será sobre os cegos e deficientes visuais, para os quais há dificuldade de acesso a livros e outros materiais impressos, o que constitui um obstáculo à sua participação plena e efetiva na sociedade. De acordo com a União Mundial de Cegos (WBU), entre os milhões de livros publicados a nível mundial a cada ano, menos de 10% são publicados em formatos acessíveis aos cegos. Uma taxa que cai para 1% nos países em desenvolvimento.


Girls in Abu Shouk Camp for internally displaced persons (IDPs) near El Fasher, North Darfur use books provided by the police component of the African Union-United Nations Hybrid Operation in Darfur (UNAMID). UN Photo/Albert González Farran



Mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2017

"O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma oportunidade para destacar o poder dos livros na promoção da nossa visão de sociedades do conhecimento que são inclusivas, pluralistas, igualitárias, abertas e participativas para todos os cidadãos. 

Diz-se que a forma como uma sociedade trata os seus membros mais vulneráveis é uma medida da sua humanidade. Quando aplicamos essa medida à disponibilidade de livros para pessoas com deficiência visual e para pessoas com deficiências físicas ou de aprendizagem – com diferentes causas –, somos confrontados com o que somente pode ser descrito como uma “fome de livros”. 

De acordo com a União Mundial de Cegos, uma em cada 200 pessoas em todo o planeta – ou seja, 39 milhões – não pode ver e 246 milhões têm uma visão muito reduzida. Essas “pessoas com deficiência visual” ou com “deficiência de escrever/digitar”, conseguem aceder a cerca de 10% de toda a informação escrita e de obras literárias que as pessoas com visão podem ler. 

Livros mal projetados ou inacessíveis também limitam a leitura e a compreensão das pessoas com deficiência de aprendizagem. De acordo com a Associação Internacional de Dislexia, 3% a 5% da população escolar necessita de instalações especiais e apoio. 

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável marcam uma mudança de paradigma quanto ao reconhecimento do direito que os deficientes têm de aceder aos livros, ao conhecimento e à vida cultural em igualdade de condições com os outros. 

Com o marco de ação da Convenção, a UNESCO está a trabalhar para promover uma melhor compreensão sobre as questões relacionadas com a deficiência e para mobilizar apoio para o reconhecimento da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência, assim como dos benefícios da sua integração na sociedade. 

Este é o espírito que orienta Guiné-Conacri, que foi nomeada a Capital Mundial do Livro de 2017, em reconhecimento do seu programa para promover a leitura entre os jovens e as camadas desfavorecidas da população. 

Com Conacri e os nossos parceiros internacionais, a União Internacional de Editores e a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas, vamo-nos unir para celebrar os livros como o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, para inspirar a compreensão, a tolerância e as sociedades inclusivas." 

(tradução da nossa responsabilidade)






No contexto da celebração do Dia mundial do livro e dos direitos de autor, a UNESCO vai organizar uma conferência sobre questões de acessibilidade, no dia 24 de abril - Acessibilidade, quais são os desafios na publicação? - com o seu parceiro Asfored (associação francesa de formação profissional e desenvolvimento no domínio da edição).




Junta-te à celebração:


  • Faz o download dos livros publicados por ocasião dos 70 anos da UNESDOC. É gratuito!
  • Partilha a tua paixão por um autor e oferece um livro dele a alguém!
  • Aproveita esta oportunidade para descobrir algo de novo em relação ao  que estás habituado(a) a ler. 
  • Escolhe um livro. Escreve uma nota dizendo "Feliz Dia do Livro!". Coloca um dos marcadores da UNESCO. Deixa o livro num banco de jardim! 
  • Oferece os livros que já não estás a utilizar a instituições /associações. 

BOAS LEITURAS!



Sem comentários: