sábado, 22 de abril de 2017

Dia Internacional da Mãe Terra


22 de abril


http://www.un.org/en/events/motherearthday/



"O Dia Internacional da Mãe Terra é comemorado para lembrar a cada um de nós que a Terra e os seus ecossistemas nos fornecem vida e sustento.

Reconhece também a responsabilidade coletiva, tal como previsto na Declaração do Rio de 1992, de promover a harmonia com a natureza e a Terra para conseguir um justo equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras da humanidade.

O Dia Internacional da Mãe Terra oferece uma oportunidade para aumentar a consciência pública em todo o mundo para os desafios relativos ao bem-estar do planeta e toda a vida que ela suporta.


O tema para 2017 é "Literacia ambiental e climática".

A educação é a base para o progresso. Precisamos construir uma cidadania global fluente nos conceitos de mudança climática e consciente de sua ameaça sem precedentes para o nosso planeta. Precisamos capacitar todos com o conhecimento para inspirar ações em defesa da proteção ambiental.

A literacia ambiental e climática é o motor não só para a criação de eleitores ecológicos e para o avanço das leis e políticas ambientais e climáticas, mas também para a aceleração de tecnologias e empregos verdes." (http://www.un.org/en/events/motherearthday/, nossa tradução)





Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional da Mãe Terra

A comemoração anual do Dia Internacional da Mãe Terra presta homenagem ao nosso planeta único e ao lugar que nele ocupam os seres humanos. Também tem a intenção de chamar a atenção para a falta de atenção dos humanos para com os recursos e os ecossistemas que suportam a vida na terra.

Em menos de dois meses o mundo vai reunir-se no Rio de Janeiro para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. A primeira Cimeira da Terra, em 1992, deu-nos importantes convenções, a Agenda 21 e a fundamentação do conceito de desenvolvimento sustentável. O Rio+20 oferece-nos uma oportunidade atempada para operar uma mudança semelhante – em direção a uma tão necessária mudança de paradigma e a um renovar do compromisso para a sua implementação.

Nos próximos vinte anos, o mundo vai necessitar de 50 por cento mais de alimentos… 45 por cento mais de energia…30 por cento mais de água… e muitos milhões de novos empregos…O nosso desafio no Rio+20 e daí em diante é adotar uma abordagem holística e integrada para fazer face a estas desafios interligados, procurando intervir precisamente nas interrelações para que a solução para um problema possa também resultar em progressos nas outras áreas.

Escolhas difíceis mas necessárias aproximam-se. Precisamos de chegar a um resultado que seja ao mesmo tempo prático e transformacional. Precisamos de usar o Rio+20 para promover um maior respeito pela natureza e cultivar um ambiente – natural e social – no qual todas as crianças se sintam seguras e todas as pessoas possam prosperar. A Mãe Terra pertence a todos nós; o Rio+20 é uma oportunidade que surge apenas uma vez em cada geração, e que temos que aproveitar.



Sem comentários: