quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Projeto histórias da Ajudaris





A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública.

As
Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, tendo como objetivos fundamentais:
. Fortalecer hábitos de leitura e escrita;
. Promover a inclusão e a integração social através da arte;
. Despertar a solidariedade;
. Aproximar a escola das famílias e da comunidade;
. Fomentar a interação entre gerações;
. Impulsionar o voluntariado.
O Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, centrados em temas como cidadania, afetos e ambiente. Vários estabelecimentos de ensino e ilustradores solidários participam na ilustração do mundo dos contos criados pelas crianças, através do seu envolvimento em workshops, exposições e outras atividades, das quais se destaca o concurso Histórias da Ajudaris.

Sendo uma das linhas de ação das bibliotecas escolares o “Reforço do valor social, cultural e educativo das bibliotecas junto das escolas e das comunidades, através de iniciativas e projetos de intervenção social”,
a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, pois convoca a escrita e a leitura para atos de solidariedade e de cidadania, transformando-se numa importante mais-valia social.

No presente ano, o concurso
Histórias da Ajudaris, obedece ao tema Alimentação e decorre até 30 de março próximo. As escolas solidárias que pretenderem participar deverão inscrever-se até 19 de fevereiro de 2016, através do preenchimento do formulário disponível em linha.


Sem comentários: