segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Um livro, um filme | Os Maias


Os Maias, de Eça de Queirós: adaptação cinematográfica de João Botelho





Tenho a sorte de já ter assistido duas vezes a Os Maias de João Botelho. Em maio vi a versão longa, na Cinemateca, pelo que agora escolhi a versão curta. Hesitei nesta escolha: pensei que seria como ler o resumo em lugar de regressar – como tantas vezes já regressei – ao grosso volume do romance de Eça de Queirós. E quem quer ler um resumo quando pode perder-se numa das mais perfeitas narrativas da literatura portuguesa? 
Não me arrependo de ter escolhido ambas. A montagem do filme permite que não falte, nem numa nem na outra, qualquer episódio ou fala essencial para o completo entendimento da obra. Em ambas as versões as palavras iniciais são uma surpresa: «A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa no outono de 1875...». A fidelidade do realizador ao texto começa nessas palavras, ditas por um narrador que, falando pela voz de Eça, não pretende ser o escritor, nem imitá-lo, mas apenas contar a história por ele, assim continuando em todo o filme, introduzindo lugares, personagens, episódios. O rigor sequencial manifesta-se pela primeira vez na analepse, característica dos escritos do século XIX e essencial nos romances de Eça de Queirós, filmada a preto e branco para indicar um passado remoto, contrastando com as cenas do presente da história narrada, em cores vivas e brilhantes. 
Tudo é cor neste filme, os trajes (num figurino rigoroso), os cenários, as próprias vozes dos atores transbordam de tons ora suaves ora lúgubres, frementes de paixão, graves de dramatismo, estridentes de caricatura. Em Os Maias, mesmo os heróis têm defeitos e talvez a imagem, a voz, o filme, consigam apresentá-los menos subtilmente do que as palavras escritas. Talvez também por vermos e ouvirmos João da Ega e Tomás de Alencar, por exemplo, atingimos uma maior definição das caricaturas debuxadas por Eça: quem sabe que poses tinham, que tiques ocultavam, que tonalidades sonoras emitiam os dois amigos, rivais de escola literária, na imaginação do escritor? 
Em Os Maias de João Botelho, ao contrário do que acontece com as personagens, e à parte as cenas de interior, filmadas em ambientes da época que ainda hoje mantêm as suas características – a Casa Veva de Lima, o Grémio Literário –, não encontramos cenários realistas, que a Lisboa de hoje não permitiria. Os cenários pintados em telas gigantes, onde, além dos atores, se movem cavalos, tipoias, até um «americano», reproduzem essa cidade que Eça bem conhecia, mas que descreveu de longe, a partir de Inglaterra e mais tarde de Paris, e conferem pela pintura, pelas suas características impressionistas, um distanciamento em relação ao espaço externo que prende o espectador à trama. 
Todos os anos regresso a Os Maias, se não na íntegra, pelo menos para reler alguns episódios. Como eu, muitos leitores fazem o mesmo. Regressarei, sem dúvida, ao filme de João Botelho, todas as vezes que me apetecer relembrar uma das melhores adaptações das obras de Eça de Queirós. 

Irene Fialho, Expresso, «Atual», 6 de setembro de 2014 (adaptado)


Sem comentários: