segunda-feira, 28 de setembro de 2015

As Farpas, de Ramalho Ortigão | Ebooks



"O País, concordando inteiramente com as nossas opiniões sobre a ignorância geral e sobre os falsos meios que até hoje têm sido empregados para organizar o ensino, exproba às Farpas o desprezo em que elas têm sempre tido os problemas governativos, contribuindo assim para manter no público a indiferença política que a referida folha considera a principal causa da corrupção portuguesa."
 
 
http://www.luso-livros.net/Livro/farpas/

Clicar na imagem para aceder ao livro
Informações sobre o ficheiro
 
Número de Páginas: 743
Formatos Disponíveis: epub e pdf

Idioma: Português Europeu (Pt-Pt)
 

 

As Farpas”, nome metafórico, dado com o sentido e intenção de “espicaçar a sociedade”, foram edições mensais, publicadas entre 1871 e 1882, numa revista fundada por Ramalho Ortigão e Eça de Queirós, quando tinham, respetivamente, 35 e 26 anos.

Foram iniciadas pelos no mesmo ano em que se realizou as chamadas “Conferências do Casino”, em 1871, nas quais um grupo de jovens escritores e intelectuais apresentaram o seu manifesto com pretensões de revolucionar a literatura e a sociedade cultural portuguesa da época, com base nas filosofias realistas e naturalistas do escritor francês, Gustave Flaubert. Foi a censura imposta, pelas autoridades, às conferências, enquanto estas decorriam, que motivou, em grande parte, o lançamento dessas publicações pelos dois jovens escritores.

Decerto inspiradas nas “Les Guêpes” (As Ferroadas), do francês Alphonse Karr, “As Farpas” – sublinhadas com a legenda “O País e a Sociedade Portuguesa” – constituem um painel jornalístico da sociedade de Portugal nos finais do século XIX, com artigos altamente críticos e irónicos a satirizar, com muito humor à mistura, múltiplos sectores da sociedade da época – da política à religião, dos costumes e hábitos, à mentalidade vigente.

“As Farpas” constituem pois um marco na literatura e na evolução cultural do país uma vez que se impuseram como um novo e inovador conceito de fazer jornalismo – o jornalismo de ideias, de crítica social e cultural – que hoje é corrente.

Eça de Queirós, por razões profissionais (teve que se ausentar do país), tomou a decisão de abandonar o projeto ao fim de um ano quando assumiu o cargo de embaixador em Cuba, alegando não ter condições de observar o quotidiano português para o poder analisar e criticar mensalmente. Ramalho Ortigão continuaria sozinho este trabalho jornalístico até 1882.

Em 1887, Ramalho decide publicar, em livro, grande parte dos seus folhetins. Assim entre 1887 e 1890 são publicados, em 11 volumes, e repartidos por temas, As Farpas de Ramalho Ortigão, tornando-se assim, também, na primeira obra literária feita a partir da condensação de artigos jornalísticos, previamente publicados em jornal ou revista – algo que hoje também é comum.

Ramalho Ortigão exortou posteriormente Eça de Queirós a fazer o mesmo e os seus artigos acabariam por ser publicados, em 1890, num livro intitulado “Uma Campanha Alegre”.

Texto disponível em
http://www.luso-livros.net/Livro/farpas/

Sem comentários: