SEMANA DA LEITURA
19 dias a ler!
Ler o universo - o planetário vem à escola
Movimento aparente das constelações
Representação animada do movimento aparente das estrelas fazendo parte de constelações, tendo como referência a estrela polar (em Ursa Menor). Disponível em http://www.prof2000.pt/users/angelof/af16/ts_estrelas/bigest22.htm
No dia 20 de março, o Professor João Vieira Baptista, da UTAD, veio à nossa escola, num planetário insuflável, montado na zona de atendimento da Biblioteca, nos mostrar como ler o universo.
Participaram nesta atividade de "leitura" as Turmas do 9º A (10 alunos), 9º B (23 alunos), 9º D (26 alunos), 9º E (20 alunos) e Curso Vocacional (24 alunos), acompanhados dos respetivos professores (Isabel Machado, Sebastião Mota, António Pires, Sebastião Mota e Maria do Céu Freitas).
Esta atividade faz parte do programa de atividades conjuntas da RBVR, realizadas no âmbito da Semana da Leitura.
Em primeiro plano: Professor João Baptista
"Desde o início dos tempo os povos olharam para as estrelas em busca de ajuda nas suas navegações através de mares e desertos para saber quando deviam semear e colher, para estabelecerem as suas lendas, para assinalarem os seus locais de culto.
As constelações foram estabelecidas há 5 000 anos e foram efetuados registos de tais desenhos há 2400 anos pelo astrónomo grego Eudóxio, que estudou sob orientação de Platão. Ptolomeu, que viveu há 2 100 ano, elaborou um alista de 48 constelações que se mantiveram quase inalterados até aos nossos dias. [...] Os astrónomos profissionais reconhecem atualmente 88 constelações, que olham simplesmente como áreas da esfera celeste, e não como figuras ou configurações estabelecidas pelas estrelas."
Sugestão de leitura:
Um livro dedicado pelos autores às pessoas que vivem no hemisfério norte |
Que estrela é aquela?
Onde está a Ursa Maior?
Um passeio pelos céus proporciona ao leitor uma viagem muito bela através do céu noturno, fornecendo resposta a inúmeras perguntas e ilustrando com mitos e lendas ancestrais o fascínio que as estrelas exercem sobre nós. Mapas muito simples facilitam a localização e observação à vista desarmada das constelações e das estrelas que as integram, tornando esta obra um magnífico guia prático para os amadores de astronomia.
Delicie-se na contemplação dos céus, chame as estrelas pelos seus nomes e conheça as figuras e as histórias com elas relacionadas desde tempos remotos!
Um passeio pelos céus - texto da contracapa assinado por Máximo Ferreira, o tradutor do livro
Outras sugestões de leitura:
1. O Universo - constelações
2. Mitologia: deuses e deusas da mitologia grega
Sem comentários:
Enviar um comentário