sexta-feira, 21 de março de 2014

Semana da leitura'14 | O planetário vem à escola


 

 

 

SEMANA DA LEITURA

    19 dias a ler!


Ler o universo - o planetário vem à escola




Movimento aparente das constelações
Representação animada do movimento aparente das estrelas fazendo parte de constelações, tendo como referência a estrela polar (em Ursa Menor). Disponível em http://www.prof2000.pt/users/angelof/af16/ts_estrelas/bigest22.htm





No dia 20 de março, o Professor João Vieira Baptista, da UTAD, veio à nossa escola, num planetário insuflável, montado na zona de atendimento da Biblioteca, nos mostrar como ler o universo.

Participaram nesta atividade de "leitura" as Turmas do 9º A (10 alunos), 9º B (23 alunos), 9º D (26 alunos), 9º E (20 alunos) e Curso Vocacional (24 alunos), acompanhados dos respetivos professores (Isabel Machado, Sebastião Mota, António Pires, Sebastião Mota e Maria do Céu Freitas).

Esta atividade faz parte do programa de atividades conjuntas da RBVR, realizadas no âmbito da Semana da Leitura. 


Planetário montado na Biblioteca


 
 
 
Alunos de uma das turmas  que visitaram o planetário
 
 
Em primeiro plano: Professor João Baptista

 
 
 
 
 
"Desde o início dos tempo os povos olharam para as estrelas em busca de ajuda nas suas navegações através de mares e desertos para saber quando deviam semear e colher, para estabelecerem as suas lendas, para assinalarem os seus locais de culto.
As constelações foram estabelecidas há 5 000 anos e foram efetuados registos de tais desenhos há 2400 anos pelo astrónomo grego Eudóxio, que estudou sob orientação de Platão. Ptolomeu, que viveu há  2 100 ano, elaborou um alista de 48 constelações que se mantiveram quase inalterados até aos nossos dias. [...] Os astrónomos profissionais reconhecem atualmente 88 constelações, que olham simplesmente como áreas da esfera celeste, e não como figuras ou configurações estabelecidas pelas estrelas."
 
HEIFETZ, Milton D. e TIRION, Wil (2002). Um passeio pelos céus - Um guia de estrelas, constelações e lendas, Lisboa: Gradiva, p. 1 



Sugestão de leitura:
 
 

Um livro dedicado pelos autores às pessoas que vivem no hemisfério norte

 
 
Que estrela é aquela? 
 Onde está a Ursa Maior?

 Um passeio pelos céus proporciona ao leitor uma viagem muito bela através do céu noturno, fornecendo resposta a inúmeras perguntas e ilustrando com mitos e lendas ancestrais o fascínio que as estrelas exercem sobre nós. Mapas muito simples facilitam a localização e observação à vista desarmada das constelações e das estrelas que as integram, tornando esta obra um magnífico guia prático para os amadores de astronomia.

 Delicie-se na contemplação dos céus, chame as estrelas pelos seus nomes e conheça as figuras e as histórias com elas relacionadas desde tempos remotos!
 
Um passeio pelos céus  - texto da contracapa assinado por Máximo Ferreira, o tradutor do livro  


 
Outras sugestões de leitura:
 
 
1. O Universo - constelações
 
 
 


 
 
 
 2. Mitologia: deuses e deusas da mitologia grega
 
 

Sem comentários: