Realizou-se, hoje, na nossa escola, uma sessão de (in)sobre a Literacia de Informação, orientada pela Dra. Rosário Caldeira, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
📌📌
"Hoje, num mundo em que a informação e o conhecimento científico e tecnológico se produzem a um ritmo acelerado e em que é indispensável formar pessoas capazes de acompanhar a mudança, cabe às escolas e às suas bibliotecas a função essencial de criar e desenvolver nos alunos competências de informação, contribuindo assim para que os cidadãos se tornem mais conscientes, informados e participantes, e para o desenvolvimento da sociedade no seu conjunto. "
Isabel Veiga et al. (coord.) (2001). Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares – Relatório Síntese. Lisboa: Ministério da Educação – Rede de Bibliotecas Escolares, p. 7
Segundo C. Doyle, um indivíduo é competente em literacia da informação quando:
DOYLE, C. (1992). Outcome measures for information literacy within the national goals of 1990 - Final report to National Forum on Information Literacy. [Em linha]. Disponível em WWW<URL: http://www.eric.ed.gov/EricDocs/data/ericdocs2/content_storage_01/0000000b/80/23/4a/12.Pdf>
- reconhece que a informação correta e completa é a base para a tomada de decisões inteligentes;
- reconhece a necessidade de informação;
- formula questões baseadas nas necessidades de informação;
- identifica potenciais fontes de informação;
- desenvolve estratégias de pesquisa eficazes;
- acede a fontes de informação, incluindo as que têm por base o computador e outras tecnologias;
- avalia a informação;
- organiza a informação, para aplicações práticas;
- integra nova informação num corpo de conhecimentos já existente;
- usa a informação no pensamento crítico e na resolução de problemas.
📌📌
"Dar informação não é o mesmo que dar o conhecimento e transformar informação em conhecimento é, potencialmente, a tarefa mais complexa, desafiadora e gratificante de todos os educadores."
Ross Todd (2011). O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares. Lisboa: Biblioteca RBE, nº1, p. 6
Sem comentários:
Enviar um comentário