Silva, Paulo Neves da (ed.). Citações e Pensamentos de Camilo Castelo Branco. Casa das Letras, 2012.Disponível no Internet Archive
📚
Camilo Castelo Branco (1825-1890), nome incontornável da história da literatura portuguesa, é autor de uma obra colossal de mais de cento e trinta títulos, além das suas participações regulares na imprensa e da sua vasta correspondência.
Visceral e impulsivo, retratador acutilante e eloquente dos costumes da sociedade e dos meandros das almas, polemista massacrador sem adversários à altura, Camilo viveu os seus amores ao extremo, ao ponto de ter sido preso por duas vezes em virtude da loucura e insensatez dos seus envolvimentos amorosos.
Da sua vasta obra ressaltam centenas e centenas de pequenas frases e textos, que exalam a sabedoria de uma autêntica experiência e lição de vida, que, muito para além da observação lúcida e da análise do sentimento que podem estar associadas a uma época, se tornam um autêntico compêndio das aventuras e desventuras daquilo a que se chama viver.
Permanece atual pela intemporalidade com que se revestem os instantâneos do espírito tão bem dissecados e magistralmente descritos pela pena de Camilo, mergulhando fundo nos sentimentos, nobres ou reprováveis, que movem os indivíduos e a humanidade em geral desde os primórdios da História.
Sem comentários:
Enviar um comentário