#NãoAoÓdio
O discurso de ódio incita à violência e à intolerância. O efeito devastador do ódio infelizmente não é novidade. No entanto, a sua escala e impacto são agora amplificados pelas novas tecnologias de comunicação. O discurso de ódio – incluindo online – tornou-se uma das formas mais comuns de espalhar retórica divisiva à escala global, ameaçando a paz em todo o mundo.
#NãoAoÓdio significa:
- Ouvir
- Ter empatia
- Bondade
- Respeito
- Amor
Cada um de nós pode agir para promover a compreensão e dizer #NãoAoÓdio.
Partilhe mensagens de tolerância.
Apoie vítimas de discurso de ódio.
Denuncie discurso de ódio.
📌
Confira, abaixo, a mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, celebrado a 18 de junho:
"O discurso de ódio é usado para alimentar o medo e a polarização, frequentemente para ganhos políticos e com um custo imenso para as comunidades e as sociedades. Incita a violência, exacerba as tensões e impede os esforços para promover a mediação e o diálogo. É um dos sinais de alerta de genocídio e de outros crimes atrozes.
O discurso de ódio é frequentemente dirigido a grupos vulneráveis, reforçando a discriminação, o estigma e a marginalização. Minorias, mulheres, refugiados, migrantes e pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de género são alvos frequentes. As plataformas de redes sociais podem amplificar e espalhar o discurso de ódio à velocidade da luz.
Respostas equivocadas e ambíguas ao discurso de ódio – incluindo proibições gerais e apagões da Internet – também podem violar os direitos humanos ao restringir a liberdade de discurso e de expressão. Podem até silenciar algumas das pessoas que melhor podem combater narrativas de ódio: defensores dos direitos humanos e jornalistas.
Mas estamos longe de ser impotentes em relação ao discurso de ódio. Podemos e devemos consciencializar sobre os seus perigos e trabalhar para o prevenir e eliminar em todas as suas formas.
A Estratégia e Plano de Ação das Nações Unidas sobre o Discurso de Ódio é o nosso plano abrangente para lidar com as causas e os impactos do discurso de ódio, de acordo com os padrões internacionais de direitos humanos.
Os nossos escritórios e equipas em todo o mundo enfrentam o discurso de ódio implementando planos de ação locais com base nessa estratégia.
Iniciativas de educação, campanhas de discurso positivo, pesquisas para entender e abordar as causas profundas e esforços para promover a inclusão e a igualdade de direitos têm um papel importante. Os líderes religiosos, comunitários e empresariais também devem desempenhar o seu papel.
As Nações Unidas estão a consultar governos, empresas de tecnologia e outros sobre um Código de Conduta voluntário para a integridade da informação em plataformas digitais, com o objetivo de reduzir a disseminação de desinformação e o discurso de ódio, protegendo ao mesmo tempo a liberdade de expressão.
- António Guterres, 18 de junho de 2023.
Sem comentários:
Enviar um comentário