segunda-feira, 13 de maio de 2024

Cientificamente provável | Palestras

 






No decurso da parceria estabelecida pela ES Camilo Castelo Branco com a Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) da UTAD, no âmbito do projeto Cientificamente Provável, vão decorrer, de 14 de maio a 6 de junho, as palestras:

  • Animais Felizes, alimentos saudáveis: Na rota da sustentabilidade
  • “Ronronoterapia e lambideloterapia”: Os benefícios dos gatos e cães nas diferentes fases da vida.

Palestrantes: Ângela Martins, Ana Cláudia Coelho e Sandra Sacoto - Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) da UTAD
Público-alvo: alunos do 7º, 8º e 9º anos
Trabalho articulado com a disciplina de Cidadania



SOBRE O PROJETO

A RBE tem norteado a prossecução da sua missão e atribuições mediante uma filosofia de trabalho em rede, através do desenvolvimento de programas, projetos e parcerias com as mais diversas instituições da sociedade civil, designadamente com as instituições de ensino superior, ciência e tecnologia.

Essas parcerias têm constituído uma mais-valia para a ação da RBE, uma vez que tem permitido ampliar o trabalho das bibliotecas escolares, que se pretendem espaços implicados na promoção da leitura, de práticas de cultura científica e experimentação, no apoio às aprendizagens e no desenvolvimento das literacias dos alunos, enquadrados pelo referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Cientificamente Provável é um desses projetos. Através dele, pretende-se incentivar o estabelecimento de parcerias entre Escolas Básicas/ Secundárias e Unidades de Investigação ou Bibliotecas do Ensino Superior.

Tendo em conta o perfil que se espera que os alunos alcancem no final da escolaridade obrigatória, o trabalho que se realiza no âmbito destas parcerias é potenciador tanto do desenvolvimento de competências em todas as áreas do conhecimento, como dos valores que lhe estão inerentes: liberdade; responsabilidade e integridade; cidadania e participação; excelência e exigência; curiosidade, reflexão e inovação.

Protocolo de Colaboração entre as áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação - Programa Cientificamente Provável (excertos).


COMO FUNCIONA

As entidades do ensino superior interessadas em participar no programa procedem ao seu registo, para posterior divulgação junto das escolas. 

Os professores bibliotecários, em articulação com os colegas das diferentes áreas disciplinares da sua escola, escolhem uma, ou mais, entidade(s) do ensino superior, com quem pretendam estabelecer atividades, entre aquelas que manifestaram interesse em participar.  

Cabe aos professores bibliotecários entrar em contacto com o(s) interlocutor(es), indicados por cada entidade do ensino superior para, em conjunto, desenharem um programa estruturado de atividades, de acordo com os interesses e necessidades dos alunos do ensino básico/ secundário e as disponibilidades dos investigadores do ensino superior.

Para entrar em contacto com os interlocutores designados pelas instituições de ensino superior, os professores bibliotecários devem usar a listagem onde constam os nomes e contactos dos interlocutores, que está disponível no sistema de informação (SI-RBE).

Uma vez desenhado o programa de atividades, considera-se que está estabelecida uma parceria entre a escola e a entidade do ensino superior, não carecendo de protocolo específico. Todas as parcerias funcionam ao abrigo do Protocolo global do programa. 

Em cada escola, os professores bibliotecários devem registar as parcerias estabelecidas, no formulário de recenseamento.

Sem comentários: