sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Inteligência artificial e pensamento crítico

 

 

 

 

  

 

Download |

 

A chegada e a popularização de ferramentas acessíveis de inteligência artificial generativa e todas as suas faces, expostas em protótipos de chatbots como o ChatGPT – que atingiu mais de 100 milhões de usuários nos primeiros dois meses
após o lançamento, em novembro de 2022 – e o Bart do Google, só reforçam o facto desta obra chegar em boa hora.
Nada mais atual como tratar esse tema sob a ótica da educação e da importância
do desenvolvimento do pensamento crítico, a fim de que todos nós – estudantes,
educadores e cidadãos – possamos aprender sobre IA e suas potencialidades, além dos riscos intrínsecos a qualquer evolução tecnológica.
A própria discussão sobre o conceito de pensamento crítico já torna a leitura deste livro extremamente enriquecedora. O autor foi bastante perspicaz ao abordar questões éticas relativas ao desenvolvimento e uso da inteligência artificial, e ao alertar sobre a necessidade de aprofundar ainda mais o debate para garantir pluralidade, diversidade, equidade e respeito a todos os matizes que compõem a nossa sociedade.
Num mundo cada vez mais conectado, no qual a IA faz parte da nossa vida quotidiana sem nos darmos conta de como isso ocorre, é crucial entendê-la: não só para fazer o melhor uso dela, mas principalmente para garantir a utilização correta e responsável dessa tecnologia que veio para ficar. Por esse motivo, a educação mediática é fundamental se quisermos formar uma geração de cidadãos autónomos, independentes e que possam se beneficiar de todo o potencial da IA. 

Paula Blanco. Prefácio. 

 

 

 

Lançamento do livro “Inteligência Artificial e Pensamento Crítico”

 

Sem comentários: