A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) reafirma a sua vontade em contar com os jovens para expandirem e reforçarem a sua participação na apresentação e implementação de propostas para melhorar as bibliotecas escolares, na qualidade de parceiros essenciais e facilitadores do diálogo com outros jovens e parceiros.
Posto isto, dois agrupamentos de escola / escolas não agrupadas, de diferentes regiões do país, foram convidados, pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a indicar dois alunos que manifestem interesse em participar, à distância, em reuniões/ atividades do Gabinete RBE, uma por trimestre - calendário a divulgar.
Da agenda destas reuniões, constarão temas como a definição/ implementação/ avaliação do plano de ação e as prioridades da RBE.
Uma das escolas convidadas foi a ES Camilo Castelo Branco e as alunas que vão participar neste projeto são a Núria Morais e a Rafaela Silva, do 10º H.
Uma das escolas convidadas foi a ES Camilo Castelo Branco e as alunas que vão participar neste projeto são a Núria Morais e a Rafaela Silva, do 10º H.
As ações da biblioteca escolar são centradas na realidade dos alunos e esta inclusão da voz dos jovens na tomada de decisão do Gabinete RBE representa uma etapa natural que reforça a confiança na Rede de Bibliotecas Escolares e nas instituições, fomenta a participação democrática e o ativismo dos alunos, a sua liderança na sociedade e contribui para a construção de um futuro mais inclusivo e representativo, compatível com o desígnio da RBE.
A adoção desta medida contribui para concretizar a visão do Quadro Estratégico 2021 – 2027: Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro da Rede de Bibliotecas Escolares: “Bibliotecas escolares excelentes (…) desafiam, transformam e empoderam”.
Sem comentários:
Enviar um comentário