domingo, 11 de setembro de 2022

Edumediatest | Relatório Final

 







A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social avaliou, com recurso à ferramenta interativa online EduMediaTest, o nível de Literacia Mediática de 2636 jovens portugueses, entre os 14 e os 18 anos, em seis dimensões em apreciação - Estética/Tecnologia/Produção e Difusão/Linguagem -, tendo concluído que se encontra num patamar semelhante ao verificado em jovens oriundos da Catalunha, França, Irlanda, Eslováquia, Croácia e Grécia. [...]

Refira-se que a ferramenta EduMediaTest, que constitui um recurso, ainda em fase piloto, de avaliação de competências e formação em educação para os media cofinanciado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Media Literacy for All, foi também aplicada pelas entidades AEM - Agency for Electronic Media, CAC – Consell de l’Audiovisual de Catalunya, CSA – Conseil Supérieur de l’Audiovisuel, EKOME - National Centre of Audiovisual Media & Communication, RVR - Rada pre vysielanie a retransmisiu e Webwise - Irish Internet Safety Awareness Centre nos respetivos países.

Pretende-se que esta ferramenta digital venha futuramente a ser disponibilizada em livre acesso no endereço edumediatest.eu e que possa vir a servir como recurso a ser utilizado pelas escolas portuguesas.

O projeto foi liderado pelo regulador catalão dos media, em colaboração com uma equipa científica da Universitat Pompeu-Fabra de Barcelona, na conceção teórica e metodológica da ferramenta e sua implementação. Os resultados dos 8699 jovens testados no conjunto dos países confirmam a necessidade de investimento na formação ao nível de diferentes competências de literacia mediática.

Em Portugal, apesar das dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19 que marcaram a implementação do projeto, a ERC conseguiu envolver, na testagem do questionário que integra a ferramenta, alunos do 8ºano ao 12ºano, oriundos de 25 escolas públicas e privadas e de contextos rural e urbano de todas as regiões do País.

[...] O questionário que dá corpo à ferramenta permitiu concluir que a dimensão em que os alunos portugueses, assim como os colegas europeus, são mais competentes é Tecnologia, seguindo-se a dimensão Estética. No polo oposto, as questões em que revelaram maiores dificuldades foram as que integram a dimensão Linguagem, resultado que se alinha também com os resultados obtidos pelos colegas dos restantes países. Deste modo, apura-se um dado que fazia já parte das hipóteses de partida deste projeto: os jovens apresentam melhores níveis de literacia ao nível do uso das tecnologias e níveis mais débeis no que respeita a dimensões que convocam interpretação de informação, uso da linguagem, assim como nas questões da Ideologia ou que se relacionam com o funcionamento dos media enquanto negócio ou com a sua regulação, por exemplo.

Os jovens portugueses obtiveram uma pontuação média de 14,45 pontos no conjunto do questionário. Na distribuição por sexo, verifica-se que as raparigas apresentam pontuações ligeiramente mais elevadas do que os rapazes e que o valor da pontuação média sobe consoante a idade dos respondentes.

Os resultados globais e nacionais da aplicação do questionário podem ser lidos, em detalhe, na versão portuguesa do relatório que contém em anexo a tradução do relatório executivo internacional e das recomendações gerais adotadas pelos sete países.

ERC- Entidade reguladora para a Comunicação Social. 6 de setembro de 2022



Sem comentários: