quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Sobre a banalidade do mal - Atividade Interturmas

 

 #WeRemember / #NósLembramos

 




 

No dia 25 de janeiro, às 15:00 os alunos do 11º C deslocaram-se à biblioteca para dinamizarem uma atividade intertumas com o 9º B, inserida na evocação da Memória das Vítimas do Holocausto.

Esta atividade começou em contexto de sala de aula, na disciplina de Filosofia: os alunos de 11º ano visionaram o filme Uma turma difícil (adaptação cinematográfica do livro A turma, de François Bégaudeau). 

 

 

 Trailer do filme Uma turma difícil

 

Posteriormente, realizaram trabalho de pesquisa sobre o tema do Holocausto, em particular sobre a vida e obra de Hannah Arendt e o conceito de banalidade do mal, sobre os testemunhos de sobreviventes dos campos de concentração, e ainda sobre livros, filmes e séries. 

Num terceiro momento, passaram à produção de trabalhos, nomeadamente Quizzes sobre o tema em estudo, com recurso à ferramenta digital kahoot e o registo em vídeo da dramatização de um texto produzido pelos alunos sobre o período da II Guerra Mundial (narrativa adaptada à atualidade).

Finalmente, deslocaram-se à Biblioteca para apresentarem / partilharem os seus trabalhos com os alunos do 9º B, e lhes aguçar o apetite para o visionamento do Filme Uma Turma difícil, que irá ser explorado na aula de Francês, a partir do guião disponibilizado na plataforma do Plano Nacional de Cinema (PNC).

 

 

Folheto distribuído pelos alunos

 

 

 O livro _____________________________________________



  A TURMA

  François Bégaudeau
  Dom Quixote
  232 Páginas
 

SINOPSE

Desrespeito, violência, falta de perspectivas. É com estas condições que a professora de História Anne Gueguen se depara, no Liceu Léon Blum, em Créteil, Paris. Decide então inscrever a sua turma mais fraca do 10º ano no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação. A experiência vai transformá-los.
 
Um livro sobre um projeto pedagógico que valoriza a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade por parte dos alunos.
 
 
📌  
Este livro está disponível na Biblioteca para consulta e requisição domiciliária.
 

Sem comentários: