segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Campanha #WeRemember / #Nós lembramos

 


Aprender com o passado. Proteger o Futuro.


Quando a UNESCO e a WJC iniciaram a campanha #WeRemember em 2017, pediram às pessoas de todo o mundo um gesto simples, mas significativo: escrever as palavras “We Remember” numa folha de papel, tirar uma foto segurando essa folha e postá-la nas redes sociais usando a hashtag #WeRemember. A resposta foi esmagadora.

Desde então, e apesar dos desafios colocados pela pandemia do COVID-19, continuam a captar a atenção do público, através da institucionalização do uso da hashtag, entre outras vias. Um resultado notável foi a iluminação de monumentos, juntamente com a projeção de mensagens emocionantes em locais públicos.


O artista turco Yusuf Tolga Ünker colore fotos em preto e branco do Holocausto. Isso torna o passado vivo e força o espectador a ver esses eventos como se  estivessem a acontecer hoje. As imagens tornam-se ainda mais chocantes e emotivas.




Para lá das sombras

Plataformas de comboios, 'chuveiros', fornos. Estes são os locais terríveis em Auschwitz-Birkenau que viram o assassinato de milhões de pessoas. Para a fotógrafa Judy Glickman Lauder, as suas primeiras visitas na década de 1980 aos locais onde ocorreu o Holocausto colocaram-lhe uma missão imperiosa: capturar nas suas fotos as almas que partiram. As fotografias assustadoras foram recentemente publicadas num livro pela primeira vez.



Por que devemos #Lembrar do Holocausto?

Esses últimos anos foram difíceis para todos nós - e mostraram-nos por que a educação sobre o Holocausto é necessária mais do que nunca. Ao enfrentar a pandemia do COVID-19, vimos um aumento de ideologias de ódio e racistas em todo o mundo. Os falsos mitos de conspiração sobre grupos minoritários estão a espalhar-se rapidamente. As redes sociais estão a ser invadidas por conteúdo prejudicial. Tudo pode parecer esmagador para muitos. Assustador, até.

27 de janeiro de 2022 marca a passagem de 77 anos desde que as tropas aliadas chegaram aos portões de Auschwitz, mas é claro que a história de como chegaram lá deve ser partilhada mais amplamente. O Holocausto - o assassinato de 6 milhões de judeus pelos nazistas e seus colaboradores - não ocorreu no vácuo. Foi o produto do ódio desenfreado e do silêncio coletivo. Agora, mais do que nunca, devemos unir-nos para lembrar o passado, para construir um futuro melhor para todos.


Como apoiar a Campanha e Homenagear as vítimas do Holocausto?

  • Use a hashtag #WeRemember nas redes sociais
  • Acenda uma vela em memória
  • Visite um memorial ou museu local do Holocausto
  • Realize um evento virtual ou presencial com distanciamento social
  • Criar um projeto de arte
  • Informe-se sobre os factos em aboutholocaust.org
  • Partilhe as informações nas redes sociais – Facebook / Twitter
  • Partilhe a história de um sobrevivente clique aqui





A Campanha #WeRemenber na Camilo

O que podemos fazer para garantir que as lições do Holocausto não sejam esquecidas?
  1. Escrevam “WeRemember / #NósLembramos numa folha de papel
  2. Tirem uma foto da turma segurando a folha
  3. Partilhem: enviem a foto para o email da Biblioteca que a difundirá pelas redes socias




Sem comentários: