sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Centenário Saramago | Contar por imagens

 


       Xilogravura de "O Lagarto", conto de J. Saramago

Do programa do Centenário de José Saramago consta a ação “Contar por Imagens”, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional das Artes, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional Leitura.

Dirigida a alunos e alunas de qualquer nível e ciclo de ensino, a ação “Contar por Imagens” insere-se no subprograma “Saramago na Escola” e constitui um desafio que procura suscitar leituras transdisciplinares de textos de José Saramago.

Para tal, entende-se o termo imagem numa aceção ampla, levando à descoberta de relações que os textos de Saramago podem estabelecer com outras artes e com as respetivas linguagens. “Contar por Imagens” visa a ilustração de textos, no sentido mais corrente da expressão, e também aquelas representações que contemplem a mencionada aceção ampla de imagem: a música ou a dança, a performance ou a instalação sonora, o vídeo ou a fotografia.

Nas disposições que regem a ação “Contar por Imagens” (aqui) encontram-se todas as indicações necessárias para participação, com referência a temática e a calendário, bem como a outras questões práticas.


Sem comentários: