domingo, 12 de dezembro de 2021

Dia internacional dos migrantes


18 de dezembro


A migração é um processo, não um problema






TEMA 2021: LEVANTAMENTO DO POTENCIAL DA MOBILIDADE HUMANA

Os migrantes contribuem com os seus conhecimentos, redes e habilidades para construir comunidades mais fortes e resilientes. O cenário social e económico global pode ser moldado por meio de decisões impactantes para enfrentar os desafios e oportunidades apresentados pela mobilidade global e pessoas em movimento.

O Pacto Global para uma migração segura, ordenada e regular (GCM) oferece a oportunidade e orientação para atualizar a mobilidade humana e aproveitar as oportunidades que ela apresenta.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) tem ajudado milhões de migrantes desde que surgiu há 70 anos para ajudar o grande número de europeus deslocados pela Segunda Guerra Mundial e continua a liderar na promoção de uma gestão humana e ordenada da migração para o benefício de todos, incluindo as comunidades de origem, trânsito e destino.


     "Ninguém é ilegal"
      Cartoon de Miko Guziuk, Grécia




Uma ampla gama de fatores continua a determinar o movimento das pessoas: movimentos voluntários ou forçados como resultado do aumento da magnitude e frequência dos desastres, desafios económicos e pobreza extrema ou conflitos. Aproximadamente 281 milhões de pessoas eram migrantes internacionais em 2020 , representando 3,6 por cento da população global.

Tudo isso afetará significativamente as características e a escala da migração no futuro e determinará as estratégias e políticas que os países devem desenvolver para aproveitar o potencial da migração e, ao mesmo tempo, garantir a proteção dos direitos humanos fundamentais dos migrantes.







2020 Global Migration Film Festival

Ao longo dos anos, os filmes têm sido usados para informar, entreter, educar e provocar debates. É com esse espírito que a OIM, a Agência da Migração da ONU, lançou o Global  Migration  Film Festival, em 2016, tendo vindo a apresentar documentários, longas e curtas-metragens que exploram os temas da migração e da mobilidade humana. 

Em 2020, entre os mais de 800 filmes submetidos à consideração do IOM, cinco trabalhos finais foram escolhidos e disponibilizados numa plataforma global da Internet. Os cinco filmes selecionados foram “Amygdalia” (Grécia), dirigido por Christina Phoebe; “Revolution from Afar” (EUA), dirigido por Bentley Brown; “Omar and Us” (Polónia), dirigido por Maryna Er Gorbach e Mehmet Bahadir Er; “8000 clipes de papel” (Israel), dirigido por Nitsan Tal; e “País das Mulheres” (Turquia). dirigido por Şirin Bahar Demirel.

Veja aqui 8000 clipes de papel, documentário sobre um encontro artístico com refugiados do Sudão a viver no Uganda depois de terem sido deportados de Israel. 









Sem comentários: