quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Dia internacional contra a corrupção

 9 de dezembro

#NoToCorruption


A corrupção tira o sono a milhões de pessoas. Porque não aos corruptos? 



     Imagem: DJPJ






Como podemos verificar, a partir do visionamento deste vídeo, o anúncio retrata bem a nossa realidade social. Mas será que este tema é de agora?

Não. Já o grande poeta épico, Luís de Camões, atento aos problemas do seu tempo, criticava estes comportamentos. Como estudamos no 10º ano, no Canto VIII de "Os Lusíadas", muita gente se deixava corromper pela ambição do dinheiro: tanto ricos como os pobres, fiéis como infiéis. A ambição leva aos vícios da traição; da corrupção; da arbitrariedade; da mentira e da tirania.

Atualmente, ainda se verificam os mesmos vícios. Muitos daqueles que metem as suas mãos em grandes quantias de dinheiro, deixam-se dominar pela ambição e pela tirania, algo que se repete, principalmente, no mundo da política, do desporto e das grandes empresas.

Na verdade, a corrupção é o maior polvo da sociedade atual e os seus tentáculos estendem-se a toda a vida económica e social.

Os casos mais flagrantes de corrupção verificam-se no mundo da política e do futebol. Os media têm um papel importante na denúncia destes crimes. No programa “Sexta às 9” são desmascarados muitos casos de branqueamento de capitais e tráfico de influências. Presidentes de câmaras são muitas vezes apontados por favorecerem e assinarem contratos com empresas de familiares. No futebol, há também muitos casos de corrupção de que todos os dias se ouve falar.

Na nossa sociedade, infelizmente, as pessoas que são responsáveis por estes casos, na maioria das vezes, têm a capacidade de escapar às condenações, precisamente devido ao facto de terem em sua posse enormes fortunas, subornando os outros de modo a saírem ilibados destes crimes. Como vimos, o anúncio publicitário denúncia esta situação. A água é símbolo de pureza e transparência, valores que não existem nestes negócios. Esta água devia lavar a cara destes corruptos e fazê-los acordar para a realidade e para a injustiça social, daí o título do anúncio: “É hora de acordar”.

É necessário pôr um travão a este género de situações, algo que se tem verificado ao longo dos anos através daqueles que expõem indivíduos corruptos. Porém, apesar das inúmeras tentativas de alerta ao público, os poderosos que se encontram no topo, arranjam sempre formas de silenciar os que se arriscam a expô-los.

Em suma, apesar da separação de cinco séculos, a crítica à ambição pelo dinheiro capaz de transformar a mentalidade das pessoas, tornando-as corruptas e cruéis, mantém-se muito atual e, infelizmente, continuará a dominar a sociedade. O que prova a intemporalidade das críticas de Camões.

David Verdelho, 12º D, nº 6


Sem comentários: