segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Pensamento crítico, uma estratégia de empoderamento



O pensamento crítico implica uma abordagem passo a passo do raciocínio e constitui uma estratégia poderosa e comprovada para o envolvimento numa melhor tomada de decisão. Envolvendo a reflexão, o raciocínio parcial e a criatividade, o pensamento crítico pode empoderar as pessoas na escola, em casa e no trabalho.

As etapas do pensamento crítico incluem:

Parar. O primeiro passo para pensar melhor é realmente o envolvimento do pensamento. As pessoas devem fazer uma pausa e refletir sobre as suas decisões, aplicando o pensamento racional em vez de se envolver em respostas automáticas ou emoções cruas.

Focar. As pessoas deveriam aprender a focar o pensamento fazendo perguntas. Muitas perguntas. Afinal, pensar melhor é muito mais do que apenas razão. É também uma abordagem do mundo; a curiosidade e a abertura podem ajudar muito a melhorar as nossas habilidades de raciocínio.

Acumular/Aprofundar. O pensamento eficaz requer “ir mais a fundo”, baseando-se em ideias e factos bem pesquisados. Esta etapa incentiva as pessoas a analisar evidências, o que envolve a recolha de tantos dados valiosos quanto possível, ao mesmo tempo que se aprende a evitar informações estranhas ou ilegítimas.

Refletir. Nesta etapa, as pessoas devem usar evidências para confirmar ou descartar uma hipótese e devem envolver-se numa reflexão cuidadosa e lógica, certificando-se de que realmente apoiaram uma ideia ou abordagem com evidências e razão.

Perspetivar. O que é fundamental nesta etapa é expandir a perspetiva, examinando os problemas de maneiras diferentes, de diferentes pontos de vista. Isso é particularmente importante quando se trabalha com outras pessoas.


Imagem: O Poeta (1911), de Marc Chagall 

Sem comentários: