A Semana Europeia da Programação de 2019 atinge recordes absolutos com mais de 66 000 atividades
A 7.ª edição da Semana Europeia da Programação alcançou um novo recorde quanto ao número de atividades organizadas dentro e fora da Europa. Na edição deste ano, professores e escolas empenhados desempenharam um papel-chave na expansão da Semana Europeia da Programação.
A Semana Europeia da Programação continua a crescer, ano após ano, e em 2019 foram registadas mais de 66 000 atividades, o número mais elevado de sempre. Milhares de professores, bibliotecários, entusiastas da tecnologia, clubes de programação e empresas organizaram as mais diversas atividades, oferecendo a milhões de pessoas em todo o mundo a oportunidade de experimentarem a programação de uma forma divertida e atrativa.
Os participantes da Semana Europeia da Programação aprenderam a criar comandos para robôs, descobriram a programação básica em diferentes linguagens e melhoraram as suas competências de utilização da tecnologia digital. Aproximadamente 89 % das atividades foram organizadas em escolas, 4 % por organizações sem fins lucrativos e 4 % por empresas.
Da União Europeia, Balcãs Ocidentais e dos países candidatos à UE, os dados preliminares mostram que o Montenegro (214), Portugal (652), Macedónia do Norte (424), Áustria (131), Polónia (15 168), Finlândia (132), Turquia (20 113), Bélgica (259), Roménia (1 297), Bósnia e Herzegovina (97), Malta (448), Grécia (833), Chipre (71) e Kosovo (13) mais do que duplicaram as suas atividades em comparação com 2018.
Os organizadores são encorajados a continuar a beneficiar da variedade de recursos e módulos de formação com planificações de aulas prontas a usar disponíveis no remodelado sítio Web da Semana Europeia da Programação em 29 línguas. Os professores podem aderir ao grupo do Facebook dedicado, que reúne mais de 9 000 colegas, e com quem podem aprender sobre como implementar a Semana Europeia da Programação na sala de aula.
Também é possível adicionar atividades e participar no Desafio Code Week 4 All, que ajuda os organizadores de atividades a ligarem-se e a partilhar experiências e materiais didáticos além fronteiras até ao final do ano.
A comunidade da Semana Europeia da Programação cresceu significativamente em 2019. Mais de 4 000 pessoas participaram no curso em linha Deep Dive da Semana Europeia da Programação. Os professores e educadores podem continuar a utilizar os materiais deste curso para transmitirem a programação e o pensamento computacional aos seus alunos. Além disso, professores selecionados participaram na Escola de Verão Piloto da Semana Europeia da Programação, um curso intensivo de uma semana, em julho de 2019. Atividades semelhantes e novas atividades estarão também disponíveis em 2020.
Em 2020, a Semana Europeia da Programação irá decorrer de 10 a 25 de outubro. Para obter mais informações sobre a Semana Europeia da Programação e como pode participar, visite o sítio Web.
Sem comentários:
Enviar um comentário