#SELMA_EU
SEL - Competências Essenciais
A aprendizagem social e emocional (SEL/Social and Emotional Learning) é o processo pelo qual crianças e jovens adquirem e aplicam o seguinte conjunto de competências :
Autoconsciência: a capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções, pensamentos e valores e como eles influenciam o comportamento.
Autorregulação: a capacidade de regular com sucesso as emoções, pensamentos e comportamentos de uma pessoa em diferentes situações - gerindo efetivamente o stress, controlando impulsos e motivando-se.
Consciência social: a capacidade de adotar a perspetiva e simpatizar com os outros, incluindo aqueles de diversas origens e culturas.
Habilidades de relacionamento: a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.
Tomada de decisão responsável: a capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais.
A SELMA usa esse conjunto de competências para desenvolver uma resposta preventiva e corretiva ao problema do discurso de ódio online. Assina vários princípios-chave:
Crianças e jovens podem e devem ser capacitados para se tornarem agentes de mudança em sua comunidade offline e online.
As respostas da educação ao discurso de ódio online não devem pregar o que é "bom" ou "mau". Em vez disso, devem incentivar e permitir que crianças e jovens se envolvam de forma crítica e criativa com o problema do discurso de ódio online e suas possíveis soluções:
- O que é discurso de ódio online?
- Como isso afeta meu ambiente pessoal e social?
- Qual o papel que posso desempenhar - juntamente com os meus colegas - na abordagem do discurso de ódio online e na mudança da minha comunidade para melhor?
Os caminhos de mudança só podem ser bem-sucedidos quando seguem um plano de ação holístico:
- deve combinar informações, conhecimentos e treino de habilidades, com profunda aprendizagem social e emocional;
- deve considerar o ódio online como um padrão de comportamento, interligado com os contextos sociais e culturais em que ocorre;
- deve envolver ativamente alunos e professores, mas também os seus colegas, pais e outros profissionais e prestadores de cuidados, em diálogo com uma gama mais ampla de participantes da educação, da indústria e da sociedade civil.
A abordagem SELMA (Aprendizagem Social e Emocional para Consciência Mútua) é desenvolvida de maneira inovadora, mas baseada em evidências.
O SELMA Toolkit oferece mais de 100 recursos personalizáveis e de fácil acesso, que os professores e outros profissionais podem usar para invadir o discurso de ódio online com crianças e jovens. Cientes da quantidade de tempo que leva para navegar por todos esses materiais, os parceiros do SELMA desenvolveram uma série de guias com caminhos prontos para uso que facilitam o acesso.
O guia Como fazer o SELMA funcionar em um contexto escolar contém quatro caminhos projetados especificamente para professores que desejam educar os seus alunos sobre o discurso de ódio online. Cada caminho é direcionado para diferentes perfis de professores, com base no conhecimento prévio do tópico ou na idade de seus alunos.
Este relatório sintetiza os principais resultados da pesquisa de um programa abrangente de pesquisa realizado pelo projeto SELMA para obter uma compreensão holística do fenómeno do discurso de ódio online. A pesquisa compreende três componentes interrelacionados que se enriquecem: uma revisão da literatura, uma série de grupos focais qualitativos e uma pesquisa quantitativa online. Juntos, eles fornecem uma espinha dorsal teórica e empírica para as atividades de educação e consciencialização realizadas como parte do projeto SELMA.
Sem comentários:
Enviar um comentário