Outubro | Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Estimado(a)s Professore(a)s Bibliotecário(a)s,
Encontramo-nos no início de um novo ano letivo e é tempo de definir caminhos e desejar bons recomeços, relembrando a biblioteca e o seu papel no contexto da escola atual.
Nos últimos anos, têm-se multiplicado os desafios lançados às escolas: surgiu um perfil do aluno que exige o desenvolvimento de competências adaptadas à sociedade atual, evidencia-se a necessidade de entender todos os alunos como indivíduos com singularidades que obrigam a práticas integradoras e capazes de responder à diferença, define-se uma estratégia nacional de educação para a cidadania…
Assim, é imperativo encontrar novas formas de fazer, dentro e fora da sala de aula. As escolas são convocadas a adotar soluções criativas, a fomentar e a implementar parcerias, a gerir os currículos, adequando-os aos diferentes contextos.
Para dar resposta a estes desafios, a escola tem na biblioteca escolar e em vós, professores bibliotecários, parceiros naturais, quer através do apoio ao desenvolvimento de uma aprendizagem informal e autónoma, quer através do seu trabalho em estreita articulação com os docentes, potenciador de uma ação pedagógica eficaz e inovadora.
Os instrumentos que, por vosso intermédio, a Rede de Bibliotecas Escolares coloca à disposição das escolas (o referencial Aprender com a biblioteca escolar e os sítios com ele relacionados, o sítio Cidadania e Biblioteca Escolar: pensar e intervir, entre outros, bem como todos os projetos que promovemos) convocam para diversos modos de aprender.
Neste mês de outubro, internacionalmente celebrado como o mês das bibliotecas escolares, é-nos proposto pela IASL o lema Vamos imaginar…
Vamos imaginar… que os nossos alunos reconhecem o valor do património humano nas suas diferentes vertentes, que aprendem a criar, a pensar, a intervir, a fundamentar as suas opiniões, a melhorar a sua relação consigo, com os outros e que encontram o seu lugar no mundo.
Vamos imaginar… que se estabelecem pontes entre os vários agentes educativos na escola e que todos juntos construímos uma escola criativa, motivadora e geradora de um futuro promissor.
Vamos imaginar… que as bibliotecas respondem aos sonhos dos nossos alunos, dos nossos professores e da nossa escola.
Com o vosso trabalho, empenho e constante esforço de atualização, sei que podemos ir além de imaginar, concretizando muitos destes desafios.
Neste arranque de um mês tão simbólico para as bibliotecas, venho desejar os maiores sucessos ao longo deste ano letivo, sabendo-se que o êxito coletivo resulta dos bons resultados de cada um.
Cordialmente,
Manuela Pargana Silva
Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares
Sem comentários:
Enviar um comentário