Forças de manutenção de paz na Nigéria em missão de paz no Haiti
UN photo/Marco Dormino
Mensagem do Secretário Geral da ONU - António Guterres
Hoje homenageamos mais de um milhão de homens e mulheres que serviram como forças de manutenção de paz das Nações Unidas desde a nossa primeira missão em 1948.
Lembramos os mais de 3.800 funcionários que pagaram o preço final.
E expressamos a nossa mais profunda gratidão às 100.000 forças civis, policiais e militares de manutenção de paz instaladas em todo o mundo hoje e aos países que contribuem com essas mulheres e homens corajosos e dedicados.
Este ano, as Nações Unidas lembram os 20 anos da decisão do Conselho de Segurança mandatar a primeira missão de manutenção da paz para proteger os civis.
As forças de paz protegem homens, mulheres e crianças da violência todos os dias, muitas vezes com grande risco pessoal.
Nesse mesmo espírito, neste Dia Internacional, a Medalha de Coragem Excepcional do Capitão Mbaye Diagne vai ser concedida pela primeira vez.
Prestamos homenagem ao soldado Chancy CHITETE, um malauiano que serviu na República Democrática do Congo e morreu a tentar salvar a vida de um pacificador.
A manutenção da paz da ONU é um investimento vital na paz e segurança globais.
Mas isso exige um forte compromisso internacional.
É por isso que lançamos a iniciativa “Ação pela manutenção da paz”, que visa tornar as nossas missões mais fortes, seguras e adequadas ao futuro.
Para milhões de pessoas em situações afetadas por conflitos em todo o mundo, a manutenção da paz é uma necessidade e uma esperança. Vamos trabalhar juntos para tornar a manutenção da paz mais eficaz na proteção das pessoas e no avanço da paz.
António Guterres
Sem comentários:
Enviar um comentário