domingo, 5 de março de 2017

Semanas de leitura | Ler+ Ciência






Leitura de livros de Ciência: 

Amanhã, dia 6 de março, os alunos do 7º ano vão mergulhar num mundo de fantasia e descobrir o lado divertido da Matemática...




"Foram vários os motivos que me levaram a escrever o livro", avança Andreia Hall. "Por um lado, colocar em papel as experiências que temos vindo a fazer com crianças ao nível da exploração da matemática em contexto não-formal; por outro, o desejo de juntar num só livro as qualidades de um bom livro de literatura infantil com atividades de Matemática", revela a autora, que integra a Escola de Educação Complementar em Matemática, um projeto da Universidade de Aveiro que fomenta o ensino não formal da Matemática.







Apresentação do livro “O bosque das figuras planas”, por Maria José Machado

2 sessões: 8:15 e 10:05 | Auditório 1 da Camilo 

Atividade dinamizada pelo grupo disciplinar de Matemática



O Bosque das Figuras Planas convida as crianças a explorar a Matemática de uma forma divertida e integrada com actividades do seu dia-a-dia, em particular com o prazer de ouvir contar histórias. Para tal, foram criadas histórias que giram em torno de uma personagem bem conhecida, o Pinóquio. A acompanhar as histórias encontram-se actividades que levam as crianças a experimentar, a pensar e a encontrar respostas para os mais variados desafios. Na primeira história, Pinóquio é criado em computador, à imagem da sua criação em madeira por Carlo Collodi em 1881. Desta vez é gerado a partir de um programa gráfico utilizando figuras geométricas simples. Quando o boneco começa a falar, faz perguntas sobre as figuras que o compõem. A esse propósito, é levado a conhecer o Bosque das Figuras Planas, onde vivem as figuras geométricas planas governadas por uma simpática rainha. Na segunda história, os habitantes do bosque juntam-se numa grande festa. Mas, de repente, a rainha dá-se conta de que desapareceram as figuras redondas. O que terá acontecido?"

O bosque das figuras planas apresenta as aventuras da personagem, tão nossa conhecida /Pinóquio/ e acompanha as trapalhadas em que se mete, num bosque encantado, repleto de figuras geométricas governado por uma poderosa rainha e será apresentado pela autora, numa sessão também recomendada ao público infantil.

https://ielt.fcsh.unl.pt/actividades/510




O bosque das figuras planas

Sem comentários: