domingo, 12 de março de 2017

ETCetera Teatro na Camilo (2)





“O mundo só vai prestar
 Para nele se viver
 No dia em que a gente vir
 Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha 
Saindo os dois a voar 
O noivo e sua noivinha 
Dom Gato e Dona Andorinha”.
Jorge Amado






Cerca de 200 alunos do 7º (turmas B, D, E, F, G, I) e do 8º anos (turmas A e D), acompanhados dos respetivos professores (Álvaro Pinto, António Dias Bernardete Teixeira, Carla Marisa, Elisa Fernandes e Rosa Canelas) e da Professora Bibliotecária, Adelaide Jordão, deslocaram-se ao Auditório 1, na passada sexta-feira, dia 10 de março, para assistir à adaptação teatral do texto de Jorge Amado, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor.   



 https://houdelier.com/pdfs/gato_malhado_e_a_andorinha_sinha_sp.pdf
Fazer duplo clique para aceder à versão pdf do livro




A sinopse e a peça

"Esta obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, foi escrita por Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros.
Conta a história do Gato Malhado, o bicho mais detestado do parque. Ele gostava que assim fosse... sorria porque sabia que era temido. Mas, no início de mais uma Primavera, há um animal que decide não fugir, decide ficar e confrontar o gato - a Andorinha Sinhá. Destemida e aventureira, a andorinha teimou em ficar. “És um feio!” - foram as palavras tolas que deram início a uma bonita relação contestada por todos os animais. Uma relação de amizade que como tantas outras se transformou em amor. Mas será possível um gato amar uma andorinha? Será que os animais permitem tal enlace?

A adaptação desta obra para peça de teatro feita pela ETCetera Teatro, permite ao seu público perceber a mensagem do autor de forma clara, divertida e desenvolvendo a sua imaginação.

Durante a peça, o aluno é desafiado a interagir com as diferentes personagens, sendo algumas apresentadas através de marionetas, criando assim um misto entre peça de teatro e peça de marionetas. 
No fim do espectáculo, é reservado um espaço para responder a perguntas e a interagir com os alunos."

Parabéns, Ana Queirós e Luís Trigo, pela facilidade com que conseguem criar uma relação de empatia com os jovens leitores/espectadores e pelos momentos divertidos (não ausentes de reflexão) que proporcionaram a alunos e professores na passada sexta-feira!

Parabéns, ETCetera Teatro, pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da criação, nas escolas, da cultura/educação teatral!

Parabéns, Paula Trigo, produtora executiva do projeto, pela facilidade na comunicação e pela resposta sempre simpática e célere!













 









 

Sem comentários: