sábado, 10 de maio de 2014

A mais bela biblioteca do mundo está em Portugal!


Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra


Depois de eleger a Livraria Lello, no Porto, como a mais bonita do planeta, Portugal volta a conquistar os EUA, desta vez  com a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, eleita a mais bela biblioteca do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, que se dedica exclusivamente a livros. 

Livraria Lello
Disponível em http://bookriot.com/2013/08/26/lello-bookstore-the-most-beautiful-bookstore-in-the-world/


Situada no 4º piso da ala nascente do monumento, a Casa da Livraria ocupa a mais nobre e vasta de todas as salas do edifício, em forma de cruz com c. de 85 m de comprimento e 9,5 m de largura.  Pavimentada em pedra liós de varias cores, tem no centro uma abóbada apoiada sobre quatro arcos, fechada sobre uma pedra-mármore onde se vê esculpido um rosto humano representando o sol.
Biblioteca do Palácio de Mafra

Mas a biblioteca de Mafra não é caso único em Portugal.
Como se pode verificar através das 140 imagens das 21 bibliotecas apresentadas no livro editado pelo Centro Atlântico Bibliotecas - Maravilhas de Portugal, da autoria (texto e imagens) de Libório Manuel Silva (com prefácio de Eduardo Lourenço), no nosso país existem belíssimas bibliotecas históricas (públicas ou privadas, pequenas ou grandes, famosas ou "desconhecidas", de acesso livre ou museológicas, civis ou militares). 
A visitar!
Bibliotecas - Maravilhas de Portugal (na capa,
a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra)


 Apresentação da Rota da biblioteca antiga



Sem comentários: