domingo, 11 de maio de 2014

National Geographic


maio 2014








 Em maio, a National Geographic inicia uma série de reportagens dedicadas ao futuro da alimentação humana, à medida que a população mundial se aproxima da fasquia dos nove mil milhões de habitantes (prevista para 2050).

Nesta edição, David Doubilet mostra-nos o golfo de São Lourenço como nunca o vimos e, no Antigo Egipto, encontrámos o túmulo de um guerreiro que esconde um enigma com milhares de anos. Em Paris, medimos o pulso ao Sena, coração líquido da capital francesa.

Nesta revista, ficamos a conhecer também o notável trabalho fotográfico de Steve Winter, que persegue os pumas há vários anos, fotografando-os em contextos urbanos inacreditáveis, nomeadamente Hollywood.

Em Portugal, visitámos um abrigo rochoso no concelho de Alijó, onde se escondem pinturas rupestres que uma equipa multidisciplinar do Porto e de Coimbra reinterpretou recentemente.
 
O vídeo destacado no National Geographic Portugal deste mês centra-se na ciência do cérebro: dois interlocutores do projeto do Conectoma Humano discutem os desafios da ciência na compreensão da complexidade cerebral.







Ora, o European Brain Council nomeou o ano 2014 como o Ano do Cérebro na Europa.

Esta iniciativa tem o apoio de mais de 200 organizações que representam doentes, comunidades científicas e profissionais de saúde das várias disciplinas que se focam no estudo do cérebro.

Para além de vários comissários europeus, o projeto recebeu também o apoio do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia.







Sugestão : Era uma vez o cérebro na RTP Play.


Sem comentários: