São Salvador do Mundo, de Valter Hugo Mãe
no Dia mundial do livro
No Dia Mundial do Livro, a Biblioteca convidou os alunos do 7º C e 7º D, e respetivos professores, para ouvirem a leitura de um conto de Valter Hugo Mãe, São Salvador do Mundo.
O conto de Valter Hugo Mãe foi escolhido pelas professoras Rosa Caneças e Leonor Vaz de Carvalho que, depois da receção às duas turmas de 7º ano, no hall de entrada da escola, se deslocaram às salas de aula - do 10º E e 12º E - para lerem para os respetivos alunos.
São Salvador do Mundo é um notável acidente paisagístico que regista a admiração e devoção humanas desde épocas longínquas, inserido numa área classificada como Património Cultural da Humanidade do Douro Vinhateiro. Ao longo das épocas Moderna e Contemporânea quase todos os autores referem a grande afluência de devotos ao Santuário. Hoje, a festa ainda se realiza todos os anos.
Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira, situado na margem esquerda do Douro, a 493 metros de altura. À esquerda, o Santuário. Disponível em http://www.osmeustrilhos.pt/2013/03/25/miradouro-de-sao-salvador-do-mundo/ |
O escritor Valter Hugo Mãe e o ilustrador Rui Effe também responderam ao desafio " Pintar o Verde com Letras" que a Delegação Regional da Cultura propôs. Valter Hugo Mãe descreve de uma forma muito particular as práticas costumeiras e devocionais que aí se praticam num ato propiciatório ao casamento: acredita-se que uma jovem que vá em peregrinação ao santuário, se conseguir dar um nó na rama de uma giesta com a mão esquerda, sem parar, se este nó depois não se desatar, ela casará no espaço de um ano.
Ilustração de Rui Effe |
"e o rapaz passa calado, diz-lhe com os braços onde está, ela sabe, e ele não diz mais nada, porque falam mudos pelo coração. está por todo o lado no chão, esse sol quente e molhado a entrar pela videira. a moça para brevemente para o lanche, são salvador do mundo, pertinho, pertinho, envia-lhe um recado. se ela sentir que está tudo de maneira, talvez o possa ver de mais cerca, muito cerca, quase tocado. e o sol quente e molhado dá-lhe a ela uma cor também, e de pão e de barriga calma ela vai ao pé das águas, espreita, vê-o por ali apaixonado. não lhe diz nada, ele já sabe, e ela sabe, é o tempo que parece andar muito parado."
HUGO MÃE, Valter ( 2007). São Salvador do Mundo, Vila Nova de Gaia: Direção Regional da Cultura do Norte - Gailivro [pp. 11-13]
Os Quatro Tesouros, um livro escrito a pensar nas crianças do IPO do Porto
Valer Hugo Mãe fala do livro da sua vida: Metamorfose, de F. Kafka
Para saber mais sobre o escritor e a sua obra:
- ver entrevista com Valter Hugo Mãe na Revista Os meus livros.
Inspirado na célebre série «Who do you think you are?»,
que leva o escritor Valter Hugo Mãe a descobrir informações sobre a sua própria
família e sobre o lugar onde nasceu, Saurimo, em Angola, onde nunca voltara.
Produção de Valentim de Carvalho para a RTP1. Ano de 2013.
Produção de Valentim de Carvalho para a RTP1. Ano de 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário