19 dias a ler!
Floresça, fale, cante, ouça-se e viva
A portuguesa língua, e já, onde for,
Senhora vá de si, soberba e altiva.
António Ferreira, Poemas Lusitanos
Terminou mais uma edição da Semana da Leitura, que este ano foi uma dupla festa: a da leitura e a da língua portuguesa!
Na parte da manhã, às 9h45m, na Biblioteca da Camilo, houve a distribuição dos certificados de participação no Concurso Nacional de Leitura (prova de seleção a nível de escola).
Da parte da tarde, no Auditório da Biblioteca Central da UTAD:
- das 15h às 17h. Workshop sobre Técnicas de Pesquisa Avançada, orientado por Margarida Carvalho e Paulo Gonçalves da UTAD. Destinatários: Professores bibliotecários da Rede Concelhia e docentes das equipas da RBVR.
- às 17h 30m. Encontro com o escritor A. M. Pires Cabral, que veio partilhar com o auditório a sua opinião sobre a leitura (ou não leitura) por parte dos jovens nos dias de hoje e suscitar o debate em torno da questão.
A. M. Pires Cabral |
- às 18h. Sessão oficial de encerramento que contou coma presença dos diretores dos Agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas de Vila Real, com o Dr. Artur Cristóvão, Vice-Reitor para o Planeamento Estratégia e Organização da UTAD, e com o Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal, Dr. José Maria Magalhães.
Pires Cabral e o Vice-Reitor da UTAD |
Chegou ao fim mais uma edição da Semana da Leitura!
Foram 19 dias a ler!
19 dias de atividades centradas na promoção do livro e da leitura e na importância da língua portuguesa, de modo a favorecer nos jovens leitores o desenvolvimento de hábitos/competências de leitura e literacia e a consciência metalinguística
19 dias de estímulo do prazer de ler / ouvir ler e da capacidade imaginativa
19 dias de partilha da leitura lúdica e recreativa na escola e com a comunidade local
19 dias de articulação da leitura com docentes de diferentes departamentos/áreas disciplinares, com a Biblioteca Municipal, a UTAD e outras instituições.
19 dias de promoção da competência leitora a partir de múltiplos suportes de representação
19 dias de partilha de experiências, vivências e opiniões
19 dias para desenvolver um conjunto de ações, pensadas a nível de escola e a nível da RBVR, de modo a implementar linhas de orientação e atividades propostas pela RBE / PNL
19 dias para reforçar o ambiente escolar e social favorável à leitura e à escrita
A Semana da leitura 2014 terminou, mas a festa continua!
Boas Leituras!!
Para formar leitores, ler deve rimar com prazer...
Para formar leitores é indispensável criar
situações que proporcionem múltiplos contactos com livros e permitam
desenvolver em parceria a competência da leitura e o gosto pela leitura.
A aquisição da competência pressupõe experiências
de aprendizagem que induzam o domínio progressivo da complexidade de funções
envolvidas no ato de ler: a decifração, a compreensão, a representação mental
do conteúdo e a reação afetiva ao texto escrito. O gosto pela leitura decorre
fundamentalmente das reações afetivas resultantes do contacto com os livros.Existem muitos tipos de estratégias destinadas a assegurar a competência da leitura, que os professores utilizam de acordo com a orientação pedagógica que imprimem ao seu trabalho e com a especificidade das turmas.
Relativamente à promoção do gosto pela leitura, muito mais do que a utilização de estratégias, o fator essencial reside na reação afetiva positiva que se desencadeia ou não no contacto entre o leitor e o livro. Independentemente da abordagem efetuada, um livro dá ou não dá prazer a quem o lê por motivos imponderáveis, de foro individual. Não há pois nenhum livro capaz de dar prazer a toda a gente. Por isso, a primeira regra para promover o gosto pela leitura é proporcionar o contacto dos leitores com uma grande diversidade de livros, para aumentar a probabilidade de que cada um encontre os livros-chave que lhe abrirão as portas do interesse pela leitura e do hábito de ler de livre vontade.
Sem comentários:
Enviar um comentário