#literaciafinanceira #bibliotecasescolares #alermaisemelhor
Continuamos a apostar na formação em literacia financeira como uma ferramenta essencial para preparar os nossos alunos para decisões mais conscientes e responsáveis no futuro. Esta semana, os alunos do 3.º Ciclo vão pôr em prática o que aprenderam na semana passada, através da elaboração de um orçamento, numa atividade orientada por Ana Ferreira, formadora do Banco de Portugal.
Mais do que aprender conceitos, os alunos são desafiados a aplicar conhecimentos em situações do dia a dia, desenvolvendo competências como o planeamento, a gestão de recursos e a tomada de decisões informadas.
Esta iniciativa decorre do trabalho articulado entre os docentes de Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar, reforçando o papel desta enquanto espaço de aprendizagem ativa, de acesso à informação e de desenvolvimento de competências transversais. Através de recursos diversificados e do trabalho colaborativo, promove-se uma abordagem integrada que incentiva a autonomia, o pensamento crítico e a literacia em múltiplas dimensões.
Investir na literacia financeira é investir na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do futuro — e a escola, em parceria com a biblioteca, tem um papel fundamental nesse caminho.

Sem comentários:
Enviar um comentário