sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Lídia Jorge vence Prémio Pessoa 2025

 

 #alermaisemelhor


A literatura de ficção volta a destacar-se entre os distinguidos pelo prémio Pessoa. A 39ª edição do mais importante galardão atribuído em Portugal distingue pela primeira vez uma romancista. Lídia Jorge é a sétima mulher até agora premiada. A literatura de ficção volta a destacar-se entre os distinguidos.





Sinto como se o prémio não fosse só para mim, mas fosse para a comunidade literária, para as mulheres da literatura e para as mulheres que têm também uma voz cívica, que não se calam e que falam, que não têm medo de dizer as palavras que lhe vão na alma”, afirmou Lídia Jorge ao Diário de Notícias.

"Não há livro de instruções para salvar a vida: só a literatura se aproxima desse imenso livro"


A ata do júri refere que "A sua escrita criativa e diversificada tem sido capaz de revelar o poder da literatura para nos ajudar a compreender os grandes desafios do mundo contemporâneo e a sua intervenção cívica corajosa tem contribuído decisivamente para enriquecer o debate democrático na sociedade portuguesa”, e salienta que a obra de Lídia Jorge “incide sobre um espetro muito amplo de temáticas, desde o impacto de situações vivenciais extremas nos seus personagens à recriação de contextos que evocam momentos históricos decisivos da vida portuguesa do último século, em particular no período pós-25 de Abril, como a descolonização, a transição da ditadura para a democracia, a exclusão social e a emergência de novos fenómenos de discriminação e fratura social”.
 

 

Sem comentários: