segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Coleção da Biblioteca - Oferta | Mahmoud Darwich

 

#alermaisemelhor 

 

“Nós sofremos de uma doença incurável: a esperança.”

Mahmoud Darwich

 

Mahmoud Darwich (1941–2008) foi um poeta, escritor e intelectual palestino, amplamente considerado o maior poeta da Palestina e uma das vozes mais importantes da poesia árabe moderna.

É conhecido por transformar a experiência palestiniana de exílio, ocupação, perda e identidade em poesia de grande força lírica e universal, indo além do discurso político direto.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dia, serei o que quero ser.
Um dia, serei um pensamento que nenhuma espada
nem livro carregará para a terra devastada.
Um pensamento como chuva numa montanha fendida por uma folha de erva
onde o poder não trinfará e a justiça não será fugaz.

Um dia, serei o que quero ser.
Um dia, serei um pássaro, e arrancarei o meu ser do nada.

 


Excerto
Volta a ser criança. Ensina-me a poesia. Ensina-me o ritmo do mar. Restitui às palavras a sua inocência primeira. Faz-me nascer de um grão de trigo, não de uma ferida. Faz-me nascer e devolve-me a um mundo anterior ao significado para que possa abraçar-te na erva. Ouves-me? A um mundo anterior ao significado. As árvores altas caminhavam connosco enquanto árvores, não enquanto significado. A lua despida rastejava connosco. Uma lua, não um prato argênteo. Volta a ser criança. Ensina-me a poesia. Ensina-me o ritmo do mar. Toma-me pela mão para que possamos atravessar juntos o abismo que separa a noite do dia. Juntos aprenderemos as primeiras palavras e construiremos um ninho secreto para o pardal, o nosso terceiro irmão. Volta a ser criança para que eu possa ver o meu rosto no teu espelho. Tu és tu? Eu sou eu? Ensina-me a poesia para que eu possa escrever-te uma elegia agora, agora, agora. Como tu ma escreves a mim! (Darwich, 2025:25)


Mahmoud Darwich. Poemas. Porto: Livraria Flâneur, 2022
Mahmoud Darwich. Na presença da ausência. Porto: Livraria Flâneur, 2024

A Biblioteca da ES Camilo Castelo Branco agradece ao professor Ricardo Pereira a oferta destes livros.


Sem comentários: