Comemorado todo dia 10 de novembro, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento destaca o importante papel da ciência na sociedade e a necessidade de envolver o público em geral nos debates sobre questões científicas emergentes. Também sublinha a importância e a relevância da ciência na nossa vida quotidiana.
Ao vincular mais estreitamente a ciência à sociedade, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento visa garantir que os cidadãos sejam mantidos informados sobre a evolução da ciência. Também sublinha o papel que os cientistas desempenham no alargamento da nossa compreensão do planeta notável e frágil que chamamos de lar e no sentido de tornar as nossas sociedades mais sustentáveis.Tema de 2023: Construindo confiança na ciência
O papel da ciência na definição do nosso futuro coletivo só pode ser cumprido quando houver confiança na ciência. É a confiança na ciência que alimenta o desenvolvimento e a aplicação de soluções baseadas em evidências para os desafios multifacetados do nosso mundo. A confiança na ciência é uma questão complexa. Afeta a forma como os cientistas operam e a forma como a ciência é percebida pela sociedade. Além disso, aumentar a confiança na ciência fortalece as decisões políticas baseadas na ciência e o apoio da sociedade à sua aplicação.
📌Mensagem da Sra. Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO
10 de novembro de 2023
"A ciência tem um potencial inegável para mudar o nosso mundo para melhor. As vacinas, por exemplo, desempenharam um papel fundamental na contenção da propagação de doenças como a COVID-19, o sarampo e a poliomielite. As inovações na energia e na agricultura levaram a um aumento o rendimento das colheitas e, ao mesmo tempo, reduz o uso de pesticidas, fertilizantes e água. Central para esses avanços é a pesquisa científica, que impulsiona todos os grandes avanços na compreensão." (excerto)
Sem comentários:
Enviar um comentário