sexta-feira, 29 de abril de 2022

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

 

3 de maio





Tema 2022: Jornalismo sob cerco digital

O tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa deste ano, “Jornalismo sob cerco digital ”, destaca as múltiplas maneiras pelas quais o jornalismo é ameaçado pela vigilância e ataques aos jornalistas mediados digitalmente, e as consequências de tudo isso na confiança do público nas comunicações digitais.

O mais recente documento de discussão do Relatório de Tendências Mundiais da UNESCO, “Ameaças que Silenciam: Tendências na Segurança dos Jornalistas”, destaca como a vigilância e o hacking estão a comprometer o jornalismo. A vigilância pode expor informações recolhidas por jornalistas, inclusive de delatores, e viola o princípio de proteção das fontes, que é universalmente considerado um pré-requisito para a liberdade dos media e está consagrado nas Resoluções da ONU. A vigilância também pode prejudicar a segurança dos jornalistas ao divulgar informações privadas confidenciais, que podem ser usadas para assédio ou ataque judicial arbitrário.

Há um impulso global crescente incentivador de mais transparência sobre o modo como as empresas de Internet exploram os dados dos cidadãos; como esses dados informam modelos preditivos e a inteligência artificial e permitem a amplificação de desinformação e ódio. Isso foi sublinhado na Declaração de Windhoek + 30 para que as empresas de tecnologia “trabalhem para garantir a transparência em relação aos seus sistemas humanos e automatizados”.

Consulte a nota concetual.

Sem comentários: