sexta-feira, 15 de abril de 2022

Dia Mundial da Arte

 

15 de abril







O Caminho Truncado, de Gabriela Jaime, México



O Dia Mundial da Arte, uma celebração para promover o desenvolvimento, difusão e fruição da arte, foi proclamado na 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em 2019.

A arte alimenta a criatividade, a inovação e a diversidade cultural para todos os povos do mundo e desempenha um papel importante na partilha de conhecimento e no incentivo à curiosidade e ao diálogo. Estas são qualidades que a arte sempre teve e sempre terá se continuarmos a apoiar ambientes onde os artistas e a liberdade artística são promovidos e protegidos. Desta forma, promover o desenvolvimento da arte também promove os nossos meios para alcançar um mundo livre e pacífico.

Todos os anos, no dia 15 de abril, as comemorações do Dia Mundial da Arte ajudam a reforçar os laços entre as criações artísticas e a sociedade, incentivam uma maior consciência da diversidade das expressões artísticas e destacam a contribuição dos artistas para o desenvolvimento sustentável. É também uma ocasião para iluminar a educação artística nas escolas, pois a cultura pode abrir caminho para uma educação inclusiva e equitativa.




Há muito para aprender, partilhar e celebrar no Dia Mundial da Arte, e a UNESCO incentiva todos a participar através de diversas atividades, como debates, conferências, oficinas, eventos culturais e apresentações ou exposições.



Neste Dia Mundial da Arte, conheça a Coleção de Obras de Arte da UNESCO.



Sem comentários: