quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Dia internacioal da juventude

 








Os jovens estão na linha de frente da luta pela construção de um futuro melhor para todos. A pandemia COVID-19 destacou a extrema necessidade do tipo de mudança transformacional que buscam - e os jovens devem ser parceiros plenos nesse esforço. ” - Secretário-Geral da ONU António Guterres






Transformando os sistemas alimentares
- Inovação da juventude para a saúde humana e planetária

Com a expectativa de que a população mundial aumente em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, várias partes interessadas reconheceram que simplesmente produzir um volume maior de alimentos mais saudáveis ​​de forma mais sustentável não garantirá o bem-estar humano e planetário. Outros desafios cruciais também devem ser enfrentados, como as interligações incorporadas pela Agenda 2030, incluindo a redução da pobreza; inclusão social; cuidados de saúde; conservação da biodiversidade; e mitigação das mudanças climáticas. Foi reconhecido que há uma necessidade de mecanismos de apoio inclusivos que garantam que os jovens continuem a ampliar os esforços coletiva e individualmente para restaurar o planeta e proteger a vida, ao mesmo tempo que integram a biodiversidade na transformação dos sistemas alimentares.

O tema do Dia Internacional da Juventude 2021, “Transformando os Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”, vem sublinhar que o sucesso de tal esforço global não será alcançado sem a participação significativa dos jovens.

Durante o Fórum da Juventude ECOSOC 2021 (EYF) , as questões e prioridades destacadas pelos jovens participantes incluíram o impacto da pandemia COVID-19, particularmente relacionada ao seu efeito na saúde humana, no meio ambiente e nos sistemas alimentares. Como parte das recomendações de resultados oficiais do FEJ, os jovens participantes enfatizaram a importância de trabalhar para sistemas alimentares mais equitativos. Além disso, eles destacaram a necessidade de os jovens tomarem decisões informadas sobre as escolhas alimentares, aumentando a educação global sobre as opções mais saudáveis ​​e sustentáveis ​​para os indivíduos e o meio ambiente. Também houve recomendações sobre o fornecimento de desenvolvimento de capacidade adequado com respeito à resiliência dos sistemas alimentares, em particular durante a pandemia de COVID-19 em curso e em suas consequências.

Por meio da educação de jovens, envolvimento, inovação e soluções empreendedoras, o Dia Internacional da Juventude deste ano tem como objetivo fornecer uma plataforma para que os jovens continuem com o ímpeto do FEJ rumo à Cúpula de Sistemas Alimentares de alto nível. Este ano, o Dia Internacional da Juventude será convocado virtualmente pela DESA em parceria com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas e o Grupo Principal para Crianças e Jovens.


Nations, U. (2021). International Youth Day | United Nations. Retrieved 12 August 2021, from https://www.un.org/en/observances/youth-day



Sem comentários: