domingo, 1 de agosto de 2021

Como criar comunidades de aprendizagem

 









As Comunidades de Aprendizagem orientadas para a Prática, CAPs, são espaços de pesquisa, criação, aquisição e aprofundamento de conhecimentos orientados para a prática das pessoas e iniciativas que integram essas comunidades. São grupos de pessoas que partilham uma preocupação ou paixão por algo que fazem e aprendem como fazer melhor à medida que interagem.

O conhecimento é produzido a partir da interação e participação orientada para a aprendizagem dos membros da comunidade, partindo da experiência e saberes do grupo e apoiando-se em saberes e destrezas externas consideradas relevantes. Ao conhecimento do próprio grupo, somam-se os recursos do projeto (especialistas, técnicos ...). O processo formativo serve para o desenvolvimento dos projetos envolvidos e para o empoderamento dos participantes.

O conhecimento não é um objeto que possamos armazenar, possuir ou mover como uma peça de uma maquinaria ou de um documento. O conhecimento diz respeito a habilidades, relações e compreensão dos membros da comunidade. O conhecimento é tanto tácito como explícito. Nem tudo o que aprendemos pode ser codificado em documentos. É na interação que reside o conhecimento tácito.
(Introdução)


Sem comentários: