quarta-feira, 25 de novembro de 2020

25 de novembro | Comemoração oficial do Dia da eliminação da violência contra as mulheres e meninas










Na comemoração virtual do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e Meninas, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse hoje (25 de novembro) que “a crise do COVID-19 expôs ainda mais a violência contra mulheres e meninas como uma emergência global que requer ação urgente”.

Observando que as taxas de violência doméstica "aumentaram dramaticamente em todo o mundo", Guterres disse que estava "claro que a pandemia exacerbou os fatores de risco e revelou as deficiências dos esforços anteriores para prevenir e responder a esta emergência chocante".

O Secretário-Geral disse que "milhões de mulheres estão a ser empurradas ainda mais para a pobreza pela crise COVID-19, e todas as formas de violência contra elas estão a aumentar", e que a comunidade global "deve continuar a construir o impulso que criamos para priorizar as vozes, experiências e necessidades de mulheres e meninas. ”

Na sua opinião, “devemos levar em consideração as necessidades das mulheres que sofrem violência, particularmente aquelas que enfrentam múltiplas e conflituantes formas de discriminação. Isso significa sair desta crise com a liderança feminina na frente e no centro da construção das soluções de que precisamos. ”

Guterres lembrou que "a violência contra mulheres e meninas é uma afronta horrível e generalizada aos seus direitos humanos e uma praga em todas as nossas sociedades", e enfatizou a necessidade de se ir "muito mais longe" ao destacar a violência contra mulheres e meninas "como uma  das questões mais urgentes do nosso tempo. ”

Discursando também na reunião da ONU, a Embaixadora da Boa Vontade das Mulheres da ONU, Nicole Kidman, disse: “uma das lições que aprendemos com a pandemia é que o lar não é um lugar seguro para tantas mulheres e tantas meninas sujeitas à violência doméstica”.

A atriz vencedora de um Oscar disse: “à medida que muitos países se abrem após o COVID-19, temos a oportunidade de criar um novo normal, um futuro sem violência contra as mulheres”.

A campanha UNiTE para Acabar com a Violência contra as Mulheres, do Secretário-Geral, um esforço plurianual que visa prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas, concentra-se em ampliar o apelo à ação global para preencher lacunas de financiamento e garantir serviços essenciais para sobreviventes de violência durante o Crise do COVID-19, foco na prevenção e recolha de dados que podem melhorar os serviços de salvamento de mulheres e meninas.

O tema deste ano para o Dia Internacional é “Orange the World: Financie, responda, previna, recolha!” Tal como nos anos anteriores, o Dia Internacional deste ano marcará o lançamento de 16 dias de ativismo que se encerrará em 10 de dezembro de 2020, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sem comentários: