domingo, 25 de outubro de 2020

Competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida




                                         Imagem: Comissão Europeia, 2019 (link)



      Comissão Europeia (Link)




O Conselho da União Europeia adotou uma recomendação sobre as competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida em maio de 2018. A recomendação identifica oito competências-chave essenciais para os cidadãos para a realização pessoal, um estilo de vida saudável e sustentável, empregabilidade, cidadania ativa e inclusão social. 

A recomendação é uma ferramenta de referência para as partes interessadas em educação e treinamento. Ele configura um compreensão comum das competências necessárias hoje e no futuro. O quadro de referência apresenta maneiras bem-sucedidas de promover o desenvolvimento de competências por meio de abordagens inovadoras de aprendizagem, métodos de avaliação ou apoio ao pessoal educacional. Todos os alunos devem atingir todo o seu potencial. 

Para atender às suas diferentes necessidades, a recomendação incentiva os Estados-Membros a: fornecer educação e cuidados de qualidade na primeira infância, melhorar a educação escolar e garantir um ensino excelente, desenvolver ainda mais a educação e formação profissional inicial e contínua e modernizar o ensino superior.


Sem comentários: